Pular para o conteúdo

Entenda a pneumonia: causas, sintomas e tratamentos.

Esclarecimentos sobre a pneumonia

Olá, eu sou Márcio e no vídeo de hoje trago alguns esclarecimentos sobre a pneumonia. As informações contidas nesse vídeo não pretendem substituir a consulta ao profissional médico. Esse vídeo tem somente caráter educativo e espiritualmente informativo. Se você conhece alguém que esse conteúdo possa ajudar, deixe o seu like e compartilhe esse conteúdo para levar mais conhecimento a mais pessoas.

O que é pneumonia?

Pneumonia é uma infecção bacteriana, viral ou fúngica ocorrendo em um ou ambos os pulmões. Na pneumonia, o preenchimento dos alvéolos pulmonares é consumido ou SUS. Esse tipo de infecção pode ser leve e até ser Vera, dependendo do microrganismo envolvido e também do estado geral de saúde do paciente.

A causa

A pneumonia pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. A sua severidade também está relacionada ao agente agressor. Quando se fala em pneumonia bacteriana, podemos citar como principais bactérias causadoras de pneumonia as seguintes:

  • Streptococcus pneumoniae
  • Haemophilus influenzae
  • Mycoplasma pneumoniae

Em relação ao vírus da pneumonia viral, pode ser causada por vírus relacionados a infecções respiratórias virais, tais como a influenza vírus (vírus da gripe). Recentemente, o novo coronavírus causador da COVID-19 também se mostrou capaz de levar à pneumonia. Já as pneumonias fúngicas podem ser causadas pelos seguintes:

  • Cryptococcus
  • Aspergillus

Fatores de risco

Alguns pacientes têm maior propensão ao desenvolvimento da patologia. Esse é o caso de pacientes com mais de 65 anos de idade e crianças abaixo de 2 anos. Além disso, quem já tem o sistema imunológico debilitado por alguma comorbidade também apresenta maior risco de desenvolver a doença. Outros fatores também aumentam o risco de desenvolvimento da doença, tais como o consumo de álcool e tabagismo. Por exemplo, indivíduos com doenças pulmonares já existentes também tem um maior risco de desenvolverem a patologia.

Sintomas

Em relação aos sintomas, a pneumonia pode se apresentar com os seguintes sintomas: febre, tosse, calafrio, dificuldade de respiração, náusea, diarreia. E os sintomas de pneumonia podem variar bastante conforme o grupo estudado. Alguns pacientes apresentam vários dos sintomas descritos acima, já outros apresentam somente um. Outros sintomas incluem a fraqueza e a falta de energia. Pacientes mais idosos com pneumonia podem apresentar alteração da clareza mental.

Diagnóstico

O diagnóstico desta patologia pode ser difícil uma vez que os sintomas podem ser facilmente confundidos com uma gripe. Para um diagnóstico correto, alguns exames são solicitados, dentre eles a radiografia do pulmão e exames de sangue. E no caso dos exames de sangue, eles indicam se há alguma infecção mais séria sendo combatido pelo organismo. Além desses exames, a temperatura e oximetria do paciente com sistema imunológico mais debilitado ou pacientes idosos devem ser sempre verificados. Indicam-se outros exames dependendo da evolução do paciente, uma ressonância magnética e a broncoscopia, por exemplo, além de cultura bacteriana.

Tratamento

O tratamento deve ser instituído o quanto antes. É importante prestar atenção no sintoma para não elevar uma infecção que pode ser bastante séria. A utilização de antibióticos é geralmente feita, muitas vezes com antibióticos de amplo espectro. E em alguns casos resistentes, é feito a cultura bacteriana para verificar qual é o microrganismo envolvido na infecção. Quando o caso é mais grave, é indicada a internação do paciente, sobretudo se sua oxigenação está fora de níveis ideais. Pacientes com comorbilidade ou pacientes idosos também tem indicação de internação em caso de pneumonia. No caso da COVID-19, pacientes com saturação de oxigênio abaixo de 92 são geralmente internados e recebem a oxigenoterapia, mas os protocolos são individualizados para cada hospital.

Prevenção

E as vacinas são boas opções para prevenir a pneumonia bacteriana. Além disso, algumas ações podem ser interessantes, sobretudo se o paciente já apresenta alguma comorbidade. Cuide da sua saúde, verifique sempre caso haja febre persistente e mudança no padrão da respiração. Se possível, busque atendimento precoce para diagnóstico em caso de sintomas gripais em períodos de pandemias. De fato, a COVID-19 pode, em alguns grupos, evoluir rapidamente para pneumonia com lesões renais. Dessa forma, é importante buscar atendimento médico.

E se você chegou até aqui, deixe o seu like, se inscreva no canal e ative o sininho de notificações para não perder os próximos conteúdos novos que eu trago toda semana. Espero você no próximo vídeo!

Fonte
PNEUMONIA – Causas, Sintomas e Tratamento por Enfermagem Florence