Pular para o conteúdo

Principais diferenças entre gripe e pneumonia: guia completo

Sorrir é uma conquista


Nós estamos vivendo um momento de pandemia de uma síndrome respiratória desconhecida até pouco tempo, a qual o COVID-19 chegou a menos de quatro meses e já deixou consequências devastadoras para a humanidade. Uma das complicações desta doença e de outros problemas respiratórios pode ser a pneumonia, a quarta doença que mais mata no Brasil.

É uma dor nas costas que irradiava por toda a lateral esquerda do tórax, Ana Clara sentia que tinha algo mais grave. As dores, pelo fato delas serem tão insuportáveis, me incomodava na hora de dormir. Eu tinha muita dificuldade para dormir, para deitar, tanto que eu tive um época que comecei a dormir de rede, porque não dava mais para mim cuidar minha coluna nem nada. Por duas vezes, os médicos afirmaram que era só a virose, o pai enfermeiro e tecnólogo em radiologia não se confirmou com o diagnóstico e insistiu em outras análises. Do exame que foi repetido, mas o intervalo de tempo de apenas uma semana entre as avaliações dos médicos foi implacável. A pneumonia que poderia ter sido tratada logo no início gerou um derramamento da pleura. A menina precisou passar por duas cirurgias, usou três drenos e ficou internada por 21 dias. Esse sofrimento teria sido evitado com o tratamento correto.

O início da doença pneumonia é uma infecção nos pulmões que pode ser provocada por bactérias, fungos, vírus ou até reações alérgicas que atingem os alvéolos, as estruturas pulmonares onde ocorre a troca do ar oxigenado que inspiramos pelo gás carbônico que expiramos. Pelo mal-estar ou pela tosse, a pneumonia pode ser confundida com outras doenças respiratórias, como a gripe, mas é preciso compreender que há diferenças nos sintomas e no tratamento. Da gripe, geralmente a febre é baixa; da pneumonia, a febre é acima de 38 graus. Apesar do mal-estar, geralmente na gripe, não há dor torácica. Na pneumonia, dói até respirar. Também pode haver queda de pressão e desmaios. Na gripe, em 3 dias, o organismo reage é uma gripe e os sintomas começam a diminuir. Na pneumonia, eles só aumentam e não cessam.

Sem a medicação adequada, crianças e idosos são mais suscetíveis, mas qualquer pessoa está sujeita a ter pneumonia, que pode se desenvolver ou não a partir de uma gripe mal curada. Existem centenas de agentes causadores. A doença é tratada com antibióticos e o diagnóstico é a partir de um exame de raio-x. Quanto antes iniciar o tratamento, melhor, porque a pneumonia pode levar à morte. Um pré-diagnóstico antecipado evita que esse paciente chegue a uma cirurgia, como foi o caso de Ana Clara por duas cirurgias que ela passou. Então, com certeza, fazer um exame antecipar e fazer um tratamento para curar essa pneumonia é fita-se tudo isso.


Como evitar e lidar com a pneumonia?

Olá, meu nome é . Uma doença que preocupa especialmente neste momento em virtude do público idoso que tem imunidade mais baixa. Então, com a proliferação do coronavírus e os casos de agravamento da síndrome respiratória evoluindo para as pneumonias, é muito importante saber como evitar, como tratar, como lidar com esse caso.

  • Já falamos essa semana sobre a vacina contra o pneumococo que está disponível no Hospital Infantil para o público idoso a partir da prescrição médica, só no Hospital Infantil Lucídio Portela aqui no centro de Teresina, próximo ao HGV. Essa vacina é administrada.
  • Estamos acompanhando também as informações sobre o caso do jornalista Marcelo Magno da TV Clube que está internado na UTI de um hospital particular de Teresina, está com pneumonia. Nós estamos acompanhando o estado de saúde do Marcelo já esperando as informações nas primeiras horas da manhã de hoje.
  • O quadro dele é considerado grave pelos médicos, ele está entubado. Não há informação ainda só o resultado do teste para o coronavírus no apresentador.

Fonte
Veja a diferença entre gripe e pneumonia por TVCidadeVerde