Pular para o conteúdo

Transtornos de Dissociação: causas, sintomas e tratamentos.


Olá pessoal! Sejam bem-vindos a mais um vídeo do canal + Psicologia. A partir de agora, vamos gravar uma série de vídeos sobre os transtornos dissociativos, que são divididos em amnésia e fuga associativa, e o transtorno de identidade, ou mais popularmente conhecido como transtorno de personalidade múltipla. Mas antes, precisamos entender o que é o transtorno dissociativo e quais são as principais características desse indivíduo que sofre desse tipo de transtorno.
Então, quer saber um pouco mais sobre o assunto? Fiquem ligados em mais um vídeo do canal + Psicologia!
Nesse transtorno, existe uma grave separação das funções da personalidade, de modo que o sujeito indivíduo que sofre com isso não tenha consciência de si, algo que está fazendo e até mesmo pode perder contato com aspectos importantes da própria personalidade. Por exemplo, a pessoa que sofre do transtorno dissociativo pode experimentar amnésia, personalidade múltipla e até mesmo a perda da própria identidade.
O termo transtorno dissociativo é utilizado porque uma pessoa que sofre com sintomas de amnésia, perda da identidade ou até mesmo personalidade múltipla entende-se que está dissociado do ou seja, fugindo de partes da personalidade que suscitam o stress. Então, vale lembrar que para cada tipo de transtorno dissociativo existe uma dissociação, ou seja, uma fuga, e a forma como essa fuga da associação vai atingir esse indivíduo varia de transtorno para transtorno.
Por exemplo, uma pessoa que esqueceu algum material estressante isso já faz parte de uma amnésia de social ativa, ou o indivíduo que fugiu de alguma situação estressante e desenvolveu uma nova personalidade isso já faz parte de uma fuga de social ativa, enquanto que uma pessoa que desenvolve uma personalidade alternativa, isso já faz parte da personalidade modificada do transtorno de identidade.
Então, para você que se identificou com um ou mais desses sintomas, procure um psicólogo para que você não passe por esse transtorno sozinho e tenha a ajuda adequada. E, para você que gostou do vídeo, curta, compartilhe para que cada vez mais pessoas tenham acesso a essas informações.
No próximo vídeo, vamos falar mais detalhadamente sobre a amnésia de social ativa. Até o próximo vídeo!
Fonte: Transtornos Dissociativos por Diego Aquino