Pular para o conteúdo

Idosos têm mais risco de morte ao fraturar o fêmur: entenda os motivos.


E você sabe por que existe uma incidência considerável de morte do Idoso após uma fratura de fêmur? É uma dúvida muito comum. Porque esse idoso morre depois de fraturar o fêmur? Venha comigo que eu vou falar um pouco mais sobre esse assunto.
Há cerca de noventa por cento dos idosos que, depois que caem, evoluem com alguma fratura do fêmur por uma queda geralmente com traumas de baixa energia. Após escorregar no tapete, no chão molhado, no chinelo, tropeçar, eles caem e consequentemente levam a fratura do fêmur.
Essa fratura do fêmur no idoso é grave, justamente pelo fato do Idoso já ter uma saúde mais deteriorada. Ele tem uma reserva energética menor, tem uma força muscular menor e muitas vezes há associação com a osteoporose, que enfraquece o osso e torna-o mais frágil. Por isso, o osso quebra após uma simples queda em casa.
A maioria dessas fraturas é quase que a totalidade de indicação de tratamento cirúrgico, com exceção daqueles idosos onde há muitas comorbidades e onde o procedimento cirúrgico para tratar essa fratura tem um risco maior do que a própria fratura.
Então, sempre que um idoso cai e apresenta dor na região do quadril, ele deve ser imediatamente avaliado por um ortopedista que vai definir o melhor tratamento para essa fratura. Podem ser colocados uma prótese, uma haste ou uma placa para fixar o osso que quebrou.
Mas por que muitos idosos vão morrer após essa fratura do fêmur? No paciente idoso, geralmente ele já tem uma reserva energética menor. Uma fratura de fêmur pode levar a um paciente ficar acamado, ficar restrito ao leito ou ter uma dificuldade de mobilização e isso só aumenta a chance de desenvolver alguma infecção de urina, uma trombose e consequentemente pode desenvolver um tromboembolismo pulmonar, que é uma das causas mais frequentes de morte no idoso após uma fratura de fêmur.
É quando um trombo se solta de um vaso, geralmente nos membros inferiores, e vai obstruir um vaso na região do pulmão. Isso acarreta um quadro grave, o tromboembolismo pulmonar, podendo gerar a morte desse idoso.
Outra causa de morte do idoso é a infecção. Essa infecção pode acabar caindo na corrente sanguínea, gerar um quadro de sepse e também evoluir com morte no idoso. O idoso também pode ter uma doença mental, como Alzheimer ou demência, que acaba acarretando uma imobilização desse paciente e que pode se agravar e acabar gerando a morte no idoso.
Pensando em tudo isso, é importante o cuidado com os pacientes idosos para evitar quedas e, consequentemente, as fraturas. Tratar a osteoporose quando existente, fortalecer musculatura por meio de prática regular de exercícios. Tudo isso diminui a chance de o paciente quebrar. E mesmo nos pacientes que chegam a quebrar, a evolução nesses pacientes costuma ser melhor.
Então, se você tem um idoso em casa, é importante tomar todos esses cuidados e levá-lo ao ortopedista de sua confiança para tratar a saúde dos ossos e das articulações desse idoso.
Você já teve algum caso de algum parente, algum familiar que teve uma fratura de fêmur? Inscreva para gente aqui nos comentários.
Fonte: Por que idoso morre quando quebra o fêmur? por Dr. André Felipe – Ortopedista