O transtorno de ansiedade generalizada, também conhecido como TAG, é uma doença psicológica que atinge anualmente cerca de dois milhões de brasileiros. Os sintomas vão desde suor excessivo até tontura e desconforto intestinal. Vamos ver na reportagem da nossa parceira TV Encontro das Águas.
Existem diversos tipos de ansiedade, uma das mais comuns é a generalizada. Assim, Jaime é universitária e foi diagnosticada com transtorno há cinco anos. Os primeiros sintomas foram parecidos com o de um infarto. Com o passar do tempo, ficaram mais fortes. Mas desde que fez um tratamento, ela consegue lidar com as crises.
” Geralmente achava que estava tendo um infarto e às vezes acontecia de eu ter esses sintomas no meio do sono e aí eu acordava desesperada de madrugada. Fazer meus pais me levar no pronto-socorro. Acho que eu fui no pronto-socorro mais cinco, seis vezes.”
Ela começou a terapia em 2016 e com a terapia, ela conseguiu ficar consciente dos sintomas da ansiedade. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, há dois anos haviam 18 milhões de pessoas com ansiedade no Brasil. A maioria adulta, na faixa dos 30 anos. Mas atualmente é comum encontrar jovens e crianças.
A patologia também conhecida como TAG é marcada pela preocupação excessiva e se manifesta naqueles que têm histórico familiar de transtornos mentais, ou seja, depende de uma condição hereditária. Além deste fator, as mulheres têm mais chances de desenvolver ansiedade por causa dos hormônios.
Quem sofre com a TAG enfrenta dificuldades além das psicológicas. Os sintomas são variados, entre dores de cabeça, falta de ar e tontura. Outro obstáculo é o preconceito das pessoas que não consideram o transtorno uma doença de verdade. Por isso, o acompanhamento de um profissional é tão importante.
“Atração de ansiedade, ele deve ser tratado por psiquiatras e psicólogos. Somente você que tem os sintomas de ansiedade deve procurar um psicólogo. Geralmente, nós pedimos que seja aliado, né? Que sejam aliados os dois tratamentos, tanto com medicação quanto com a terapia. Um não substitui o outro.”
“E hoje com as técnicas de respiração, com as técnicas que aprendi em terapia, também eu já consigo ter mais consciência. Assim, quando eu percebo que eu tô entrando ali no trenzinho da ansiedade ou me traga de volta para a realidade.”
Fonte: Conheça os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada por TV Brasil