Pular para o conteúdo

Transtorno Dissociativo – Desmistificando a Dissociação e a Crise Dissociativa


Você é o tipo de pessoa que tem ido ao pronto-socorro várias vezes recentemente. Um dia com desmaios, outro dia com tremores nas mãos, falta de ar e você tem a impressão de que cada vez que um médico diferente avalia você, também tem um diagnóstico completamente diferente. Acaba tomando várias medicações ao mesmo tempo que também não parecem ter muito resultado. Você pode estar vivenciando um transtorno dissociativo.
Vamos lá que a gente vai conversar um pouquinho mais sobre isso. Dada a Lewis fez tudo bem com vocês? Sejam bem-vindos ao canal mais associado de Se o Tube. Eu só falei, eu sou médico e psicoterapeuta e paok, para fazer o Brasil pensar cento a e para ver se a gente larga um pouquinho de Cleise.
É muito difícil quando você passa por diversos médicos, não têm um diagnóstico preciso e fica com a clara impressão de que seu problema não está sendo resolvido de forma real. E dentro do que a gente vai conversar hoje, essa é uma situação que realmente pode acontecer.
Transtorno dissociativo, o que quer dizer isso? Primeiramente, as nossas funções mentais, como pensamento, amor, afeto, consciência, têm uma lógica de funcionamento. O nosso pensamento tem que estar ligado diretamente ao nosso humor, de forma coerente. A nossa consciência também está funcionando de forma coerente, com a nossa orientação, memória e linguagem. No transtorno dissociativo, é como se essas funções mentais não tivessem mais funcionando de forma associada. Elas estão funcionando de forma dissociada.
E aí, se pode pensar: “Em nossa língua, mas isso aí pra mim tá muito vago”. E é assim que o transtorno dissociativo se apresenta mesmo. Se apresenta de forma vaga. Sintomas do transtorno dissociativo podem ser desmaios repentinos, perda de memória, pode apresentar períodos que você não lembra de nada do que aconteceu. Pode ter ainda tremores nos membros, pode ter a sensação de que você perdeu força, de que você não consegue caminhar, andar. Também a clara sensação de que você não sabe quem é e onde você está.
E aos poucos em que o diagnóstico dessas doenças não vão sendo feitos, a gente vai vendo que a complicação pode ser na saúde mental da pessoa. E porque transtorno dissociativo acontece? O transtorno dissociativo, na maior parte do tempo, vem de uma dificuldade que a pessoa tem de entender aquilo que ela pensa, aquilo que ela sente e fazer a associação disso com os seus comportamentos.
Geralmente, pessoas acometidas pelo transtorno dissociativo são pessoas que estão com dificuldade de entender aquilo que não está fazendo bem para si mesmo, de lidar com situações estressantes, de entender como o ambiente está influindo na sua saúde mental, de resolver problemas do passado.
Ou seja, a pessoa que está tendo sintomas de transtorno dissociativo, além de tomar as medicações que vão aliviar esses sintomas, tem que procurar urgentemente também a psicoterapia. Somente a psicoterapia vai conseguir fazer essa orientação, essa organização das funções mentais da pessoa, aos poucos, fazendo com que esses sintomas, que antes eram diários, vão ser sintomas que vão começar a aparecer menos na sua vida.
Na minha experiência clínica, quando as pessoas começam a se conhecer melhor, começam a entender melhor aquilo que as deixa estressadas, preocupadas, nervosas, começam a entender as suas dificuldades, elas têm uma melhora importante dos sintomas que antes eram diários.
Então, se você já apresenta há muito tempo sintomas que parecem que não se conectam e que não melhoram, se você já teve diagnósticos muito diversificados dados por diferentes profissionais e sua prescrição médica é gigante, ou seja, se você toma três, quatro, cinco medicamentos psiquiátricos ao mesmo tempo, eu recomendo que você procure uma nova avaliação psiquiátrica e inicie um processo de psicoterapia imediatamente.
O transtorno dissociativo é um transtorno de difícil diagnóstico, mas se você encontrar profissionais que consigam te orientar, fazendo com que suas funções mentais, sua memória, seu afeto, seu humor, sua consciência fiquem funcionando de forma mais coerente, você vai perceber que desmaios, perda de força, perda de memória, vão ser sintomas que vão começar a aparecer menos na sua vida.
Fonte: O “MISTÉRIO” DISSOCIAÇÃO/ CRISE DISSOCIATIVA/ TRANSTORNO DISSOCIATIVO por Dr.Leo Faleiro