Pular para o conteúdo

Tique do TikTok: informação importante sobre saúde | Dr. Tontura e Dra. Maria Fernanda

Isso é fato que o Tic Toc é uma febre eaté já fizemos um vídeo aqui explicando os motivos dessa rede social impactar e viciar tanto o nosso cérebro, mas agora olha só o que neuropediatra e psiquiatras infantis pelo mundo começaram a observar: crianças e adolescentes começando tiques nervosos e graves por causa do Tik Tok.

Antes da gente explicar, só vale é que definir Tic: são movimentos ou sons repetidos realizados por uma pessoa de forma involuntária. Eles podem acontecer de forma leve, não patológica, mas também pode se configurar como um transtorno de TIC, trazendo um grande impacto ali na qualidade de vida, requerendo o tratamento médico.

Mas vamos agora falar desse tal Tic do Tik Tok. Onde é bom?

Pessoal, bem-vindos a mais um curiosamente curiosidades da mente. Os especialistas começaram a perceber desde outubro de 2020 diversas crianças com tiques complexos que são os mais graves, levando a uma grave incapacidade, muitas vezes até impedindo essas crianças de frequentarem a escola pela severidade dos ciclos.

Costuma ocorrer em crianças e adolescentes de 12 a 25 anos e a esmagadora maioria em mulheres – noventa e cinco por cento dos casos nas meninas. Os tiques apresentados são de movimentos de grande amplitude, resultando em alta agressão. As meninas se batem ou agressão a outras pessoas e vocalizações complexas como repetição de palavras aleatórias, muitas vezes com xingamentos, palavrões e muitas das mesmas palavras ou frases são usadas por meninas diferentes em partes diferentes.

Quem sabe aquele conhecido que pode tá viciado no Tik Tok, curte esse vídeo para ajudar essas informações valiosas a chegarem mais pessoas que precisam de ajuda. A gente na nossa missão de ajudar a vida por aí…

E foi aí que começou a chamar atenção dos especialistas. Palavras, quase antes nunca vistas sem tiques, começaram a aparecer e sempre as mesmas palavras em meninas diferentes e regiões totalmente diferentes.

E aí, o que poderia ter em comum entre essas meninas e por que essas mesmas palavras?

E a resposta: depois que eles foram investigando o Tik Tok, as palavras e gestos vinham de vídeos viralizados no Tik Tok que bem se sabe que triplicou o número de usuários durante esses últimos dois anos, esses tempos aí que a gente está passando e principalmente aqui no mundo ocidental.

Muitos influenciadores do Tik Tok têm Tic e eles viralizaram por isso então e de alguma forma acabavam sendo um gatilho para desenvolver o transtorno de um ticket né como fator de risco. Por exemplo, foi encontrado a maior suscetibilidade em crianças que sofreram muito com o isolamento social e todo estresse envolvido aí nos tempos atuais, além de ansiedade e depressão.

Vale ressaltar aqui que os observados nessas crianças e adolescentes têm características diferentes das sílabas de torre, uma já conhecida doença grave de TIC da infância. Maria Fernanda já fez um vídeo sobre isso, dá uma conferida.

Esperamos que tenha gostado. Você conhece alguém que já teve o Tic do Tik Tok? Coloca aqui. Curioso isso né, mas tem aumentado bastante. Se você gostou, dá o like, não deixa de compartilhar. Nos vemos aí com o próximo vídeo. Abraço.

Fonte: O tique do Tiktok [Informação importante] | Atenção | Dr. Tontura e Dra. Maria Fernanda por Neurologia e Psiquiatria