Além da linguagem corporal, os gatos usam seus olhos para se comunicar com a gente, com outros gatos e animais de diferentes espécies. Para muita gente, a aparência de um felino é uma das mais misteriosas devido àquela forma característica das pupilas deles. O que acontece quando elas ficam completamente redondas? No geral, as pupilas dos gatos geralmente se parecem com uma linha vertical e não como um círculo. Então, por que às vezes elas se dilatam? Nesse vídeo do Planeta Animal, vamos falar sobre isso e explicar porque o gato pode ter as pupilas dilatadas.
Ao longo dos anos, o gato doméstico evoluiu e adaptou alguns dos seus hábitos naturais como caçador noturno. Isso foi possível graças à anatomia dos olhos deles que proporcionam uma excelente visão noturna. Para fazer isso, o gato dilata a pupila ao máximo possível para favorecer a entrada de uma quantidade maior de luz. Além disso, nos olhos deles, existe um tecido chamado tapetum lucidum, o que permite que o gato possa enxergar bem no escuro.
Durante o dia, o gato contrai a sua pupila e mantém ela mais ou menos fechada, dependendo da quantidade de luz que existe no local. No geral, nós vemos a pupila do gato com três formas diferentes: vertical, elíptica ou redonda. Se houver muita luz em um espaço, o gato vai ficar com a pupila mais vertical, porque ela não precisa tanto de entrada de luz. Já se o lugar estiver mais escuro, essa dilatação vai ser maior para capturar a maior quantidade de luz possível.
A entrada ou não dessa luz não é a única razão que leva os gatos a contraírem ou dilatarem as pupilas. Muitas vezes, eles fazem isso como um ato de reflexo que demonstra seu amor ou a saúde dele. No geral, essa forma mais arredondada das pupilas não é tão comum, mas quando ela está dilatada, pode significar que o gato não está relaxado. As pupilas dilatadas dos gatos significam excitação, comunicação está muito excitado ou nervoso, como durante uma sessão de brincadeira.
Já em situações que produzem felicidade, o gato geralmente dilata as pupilas como um ato de reflexo. Um exemplo disso é quando nós damos comida para ele. Quando o gato está com as pupilas dilatadas e os olhos arregalados, ele pode estar sentindo medo por alguma coisa e isso pode acontecer por causa de um barulho alto ou alguma situação diferente.
O gato também dilata as pupilas quando olha para a sua presa e se prepara para atacar. Se você olhar para um gato e ele estiver com atitude mais ou menos assim, ele pode estar se sentindo ameaçado. Existem certas patologias e condições que demonstram a dilatação da pupila como um dos sintomas. Se a dilatação acontece com um gato em um ambiente normal e não há situações de estresse ou desconforto, é importante ir ao veterinário.
As possíveis causas de saúde que podem causar essa dilatação são: glaucoma, o vírus da leucemia felina, alguns tipos de câncer, envenenamento, traumatismo craniano, desconforto ocular ou lesão. A dilatação da pupila pode ser um sintoma que pode se desenvolver como resultado de outras doenças. Embora nós temos comentado que não é normal que o gato tenha sua pupila dilatada, essa dilatação nem sempre é motivo de alerta. Na maioria dos casos, está relacionada à entrada de luz para uma melhor visão. Porém, é sempre aconselhável conhecer bem o nosso gato para saber se a dilatação se deve a um problema emocional ou de saúde.
Na mesma forma, existem raças com maior predisposição para ter as suas pupilas mais dilatadas sem problemas, como é o caso do gato de pelagem curta britânico, por exemplo.
Este conteúdo foi útil para você? Não esqueça de curtir e se inscrever no canal do Perito Animal.
Fonte: Por que meu GATO tem as PUPILAS DILATADAS? – 5 causas por PeritoAnimal