Pular para o conteúdo

Terapia manual para dor no ombro: técnica de mobilização articular PA MAITLAND


E lá, saudações a todos! Hoje vamos dar sequência a técnicas de imobilização articular para a articulação do ombro, mais especificamente para a articulação gleno-umeral. Agora vamos mobilizar a articulação no sentido póstero-anterior, visando a liberação da cápsula anterior do paciente. Vamos posicionar o membro superior do paciente em uma leve abdução e encaixar o braço dele entre o nosso tronco e o membro superior creme ao.
Vamos tomar contato com a região proximal, um pouquinho mais para o meu lado, e região mais proximal do úmero. Vamos tracionar no sentido caudal e mobilizar no sentido póstero-superior essa cabeça umeral. O paciente precisa ficar bem relaxado para que possamos realizar esse procedimento. Tenho uma redução de aproximadamente 40 a 30 graus, mas preciso ter cuidado com o impacto, pois o paciente pode ainda presentar sensibilidade em excesso e sentir dor ou incômodo durante o processo.
Vou mobilizar então, levando até o fim, no limite do arco de movimento e retornando. Estou mobilizando agora só no fim do arco de movimento, sem dor e sem desconforto. Trabalhamos todo o arco de movimento preservado nessa situação.
Uma técnica bem interessante é ficarmos deitados de barriga para baixo, com esse braço para fora. Ainda mais no meu lado, com a mão na testa. Não há dor ou desconforto nessa posição, e eu vou sustentar tudo preso, esperando o peso do braço do paciente soltar comigo.
Posicionando minha mão caudal, imediatamente sobre a região posterior da cabeça umeral, vou mobilizar no sentido póstero-anterior, sem desconforto.
A peça para execução pelo fisioterapeuta é mais fácil ainda e bem mais confortável. Aplicando sentido perpendicular póstero-anterior, é uma técnica rítmica de mobilização articular gleno-umeral, tanto deslizando no sentido anterior da cabeça umeral quanto ao levar até o fim do arco e voltar.
No caso do nosso paciente, as técnicas visam restabelecer a amplitude de movimento e trazer analgesia, pois o mesmo relata dor aos movimentos de elevação do braço, rotação lateral e rotação medial.
Levando até o fim do arco, isso é uma obliquação de grau 3, como se fosse de grau 4, e leva no fim do arco e lá no final. O Vinícius pode virar de barriga para cima.
Faço um convite a todos que ainda não são inscritos que se inscrevam no canal, deixem seus comentários e sugestões. Na descrição do vídeo tem o link para acesso a todas as minhas redes sociais. Sejam muito bem vindos! Forte abraço e saúde a todos!
Fonte: TERAPIA MANUAL DOR OMBRO MOBILIZAÇÃO ARTICULAR PA MAITLAND Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta por Dr. Robson Sitta