Pular para o conteúdo

Técnica da Distração para lidar com a Síndrome do Pânico.


Olá pessoal, no segundo vídeo, gostaria de compartilhar com vocês uma técnica que eu aprendi com meu psicólogo Alcides Guerra. A técnica da distração funciona da seguinte forma:
– Sabe aqueles momentos onde a ansiedade começa a aumentar? Onde vêm aqueles pensamentos ruins, aqueles pensamentos que eu chamo de catastróficos, como “eu vou desmaiar”, “estou me sentindo mal”, “será que vou ter um infarto?”, “eu preciso sair correndo”, “eu vou para o hospital”? Esses pensamentos catastróficos vão alimentando a sua ansiedade e é aí que entra a técnica da distração.
– Ao invés de focar nos pensamentos catastróficos, tem que pensar em coisas exteriores. Vá até a janela da sua casa ou apartamento, veja os carros passando na rua, as pessoas andando. No fim, a ideia é que você não alimente os pensamentos ruins porque esses pensamentos vão aumentando a sua ansiedade.
– Vamos fazer uma analogia: imagine um termômetro com uma escala de 1 a 10. 1-2 você está calmo; 5 você está sentindo ansioso/preocupado; 9-10 você tem uma crise de pânico. Então, quando você está ali na escala 5 (ansioso), os pensamentos catastróficos vão transformar a sua ansiedade em crises de pânico.
– Nesse momento, desviar a atenção é muito importante para você. Por exemplo, eu costumo ligar a TV em qualquer programa que esteja passando, seja um filme ou um seriado. Tento prestar atenção na trama e desfocar daqueles pensamentos ruins. E se eu vejo que meu corpo ainda está sentindo aquelas sensações ruins (como a pressão um pouco baixa), tento me distrair e desviar a atenção, pensando em coisas boas e positivas novamente.
– Lembrando que é importante que você não alimente os pensamentos ruins. Se você estiver na escala 5, ansioso, os pensamentos ruins vão levar você a ter uma crise de pânico novamente em cerca de 5 a 10 minutos. Mas se você não alimentar os pensamentos ruins, a sua ansiedade vai estabilizar aos poucos e você vai voltar ao normal, sem ter uma crise de pânico.
Espero que essa técnica também ajude você. Um grande abraço e até o próximo vídeo.
Fonte: #02 Síndrome do Pânico – Técnica da Distração por panicoterapia