A artrose das articulações do pescoço é a causa mais comum de dor cervical crônica, e é sobre isso que vamos falar agora.
Inicialmente, vamos falar sobre o que são de fato essas pequenas articulações do pescoço. Nessa animação, vocês conseguem ver com exatidão como que são essas articulações entre as vértebras do pescoço, elas permitem então movimentos de rotação, flexão e extensão. Em alguns pacientes, essa cartilagem contida no interior dessas articulações é degenerada, é o que acontece na artrose, e isso pode causar bastante dor, muitas vezes no pescoço e eventualmente pode se manifestar também nos braços. Nós chamamos essa dor originada da artrose das articulações do pescoço de dor facetária cervical, faceta seria então a articulação da coluna.
Essa dor pode ter diversas características e pode piorar com a extensão cervical, ou seja, quando nós colocamos o pescoço para trás e pode criar muito com a rotação do pescoço. Muitas vezes, o paciente tem uma diminuição da amplitude, não conseguem virar o pescoço como deveria. Quando nós médicos examinamos o paciente e dói então bastante quando palpamos essa região da articulação.
A dor ela pode ter localização bem diferente e vai depender muito de qual articulação estiver comprometida, por exemplo, se a artrose for entre a segunda e a terceira vértebra cervical, o paciente pode então referir uma dor na região da nuca. Se for entre a terceira EA quarta vértebra cervical, mas no pescoço aqui, se for por exemplo entre a quinta e a sexta e a região do pescoço e também chegando próximo aos ombros e se for entre a sexta e a sétima, essa dor pode se estender até a região da escápula.
Nós utilizamos esse conjunto de características para nos ajudar a fazer o diagnóstico do problema. Muitas vezes, nós precisamos de um exame de imagem para avaliar como estar artrose, então raio-x do pescoço, tomografia do pescoço e eventualmente uma ressonância nuclear magnética pode nos ajudar bastante. Agora é preciso tomar cuidado porque muitos pacientes têm alterações nesses exames de imagem, mas não têm dor, então não é possível definir a fonte da dor do paciente avaliando única e exclusivamente a imagem.
Em alguns casos, nós precisamos fazer aquilo que nós chamamos de bloqueio diagnóstico. No bloqueio diagnóstico, normalmente fazemos uma sedação no paciente e guiados por um exame de raio-x específico no centro cirúrgico ou pela ultrassonografia, nós vamos colocar então uma agulha precisamente dentro no interior dessa articulação que nós estamos então suspeitando que seja a fonte de dor do paciente e nós vamos injetar então uma substância anestésica associada a uma substância anti-inflamatória. Isso é muito, muito importante porque é importante porque se o paciente apresentar uma melhora depois de uma infiltração precisa dentro daquela articulação, eu consigo dizer então com maior grau de certeza que de fato a dor estava vindo dessa articulação, e como nós injetamos uma substância anti-inflamatória associada ao anestésico, nós então já iniciamos o tratamento dessa doença.
Muitas vezes, nós vamos precisar evoluir o tratamento, nós vamos precisar por exemplo fazer a radiofrequência que é então objeto do próximo vídeo. Então nesse vídeo, Nós aprendemos o que são essas articulações, como são as dores relacionadas à artrose dessas articulações e como nós fazemos o diagnóstico. No próximo vídeo, vamos aprender como que funciona o tratamento dessa doença.
Fonte: Artrose da coluna cervical – O que é e como fazemos o diagnóstico por Dr. André Mansano – Tratamento da Dor