Pular para o conteúdo

Tratamento de Radiofrequência na Coluna: Indicações, Riscos e Informações Essenciais.


Eu vou falar um pouquinho agora da radiofrequência para tratamento de dores na coluna lombar para que vocês entendam melhor o que é. Bem comum essa conversa no consultório com o paciente no contexto de dor na coluna lombar. Como a gente sabe, temos muitos vídeos aqui falando sobre dores na coluna, sobre as causas e os tratamentos, como a cirurgia, por exemplo. Eu sou neurocirurgião e falo disso no dia a dia, mas vira e mexe tem paciente com quadro de dor que pode ser aliviado com procedimentos minimamente invasivos que vão retirá-lo desse quadro álgico.
Tem as infiltrações que já falamos, mas outra técnica que é utilizada é a radiofrequência. Então, às vezes, o paciente não consegue falar “eu tô com essa dor, me falaram/prosperaram, eu li sobre radiofrequência, o que é isso?”. Só para vocês entenderem, a radiofrequência nada mais é do que um equipamento que a gente utiliza, que pode gerar ondas que aumentam a temperatura e elevam a radiofrequência ou, até mesmo, modular a pausa.
Essa técnica é muito utilizada no quadro de pacientes com dores de origem na faceta articular, na coluna. E você vai lá e queima ou pela temperatura elevada, sem queimar esses nervosinhos que são responsáveis pela dor. São nervos sensitivos, a única função desse nervo é a de ser responsável pela dor, então você queimando ou modulando ele, a partir da parte pulsada, você vai eliminar a dor.
Obviamente, como falamos de doenças da coluna, muitas vezes ela é multifatorial, o paciente vai ter um problema não só na coluna, então você tem que olhar o todo. É uma técnica eficaz que muitas vezes é associada com infiltração. Essas técnicas podem ser combinadas ou você pode fazer o teste terapêutico com a infiltração para ver se o foco está ali mesmo, na dor facetária. Então, você vai fazer a radiofrequência nesse local, que é uma técnica igualmente invasiva, com baixíssimo risco.
Mas temos que olhar como um todo, pois geralmente, para terminar a coluna, o paciente não tem uma única coisa, muitas vezes tem muita pressão e doença degenerativa de outras possibilidades. Mas não deixa de ser ficar muito melhor dele dessa crise de dor e aí só seu médico que acompanhe que vai variar no seu contexto essa técnica pode te ajudar ou não.
Essa técnica pode ser feita pelo médico da dor, neurocirurgião ou cirurgião ortopedista especializado em coluna, entre outros profissionais que podem ter treinamento para fazer esse tipo de técnica.
Espero ter ajudado. Obrigado.
Fonte: RADIOFREQUÊNCIA da COLUNA: O que é, quando o tratamento é indicado e riscos por Julio Pereira – Neurocirurgião