Vitamina D na gestação
A vitamina D é uma pergunta muito frequente nas redes sociais sobre gestação. Muitas mães perguntam como suplementar e quais os benefícios para o organismo materno e para o bebê. Os receptores de vitamina D nas células humanas são importantes para muitas das reações que acontecem no organismo do bebê em desenvolvimento.
Níveis ideais de vitamina D na gestação
Os níveis ideais de vitamina D no organismo materno e na criança em desenvolvimento são de 40 a 70 ng/ml. Muitas mulheres engravidam com níveis muito abaixo disso, o que pode estar relacionado à infertilidade. Por isso, é importante preparar o corpo para engravidar e suplementar antes da gestação para já engravidar com os níveis adequados.
Suplementação individual
A dose de vitamina D que deve ser tomada depende do nível da vitamina no organismo, se a mulher já foi suplementada antes e da necessidade individual. Algumas mulheres precisam de doses mais altas, que devem ser prescritas por um médico. É importante acompanhar com um nutricionista materno infantil e um ginecologista para decidir a dose adequada.
Veículo de suplementação
É recomendado usar cápsulas gelatinosas, pois a absorção é maior do que em comprimidos.
Acompanhamento durante a gestação e aleitamento
É importante avaliar a vitamina D no preparo para engravidar, na gestação e no aleitamento materno. Durante o aleitamento, a equipe que acompanha pode decidir se é necessário continuar a suplementação.
Conclusão
É importante promover a saúde e compartilhar informações sobre a vitamina D na gestação. Proteger-se do sol com protetor solar e ficar em ambientes com ar condicionado pode exigir suplementação.
- Revisar os níveis ideais de vitamina D na gestação;
- Suplementar de acordo com a necessidade de cada um;
- Acompanhar com uma equipe médica;
- Avaliar a vitamina D no preparo para engravidar, na gestação e no aleitamento materno.
Fonte: Suplementar VITAMINA D na Gestação? | Gravidez em Foco | Andreia Friques por Andreia Friques