Pular para o conteúdo

Anemia na gravidez: causas, sintomas e tratamento.

Anemia na gestação

Praticamente toda grávida vai chegar no final com algum grau de anemia, porque é muito grande a demanda de ferro para fabricar o sangue todo do bebê e para manter e aumentar a quantidade de sangue da mãe para fazer com que aconteça toda a oxigenação da porcentagem do bebê e tudo a gente exige mais o consumo do ferro.

Esse ferro é adquirido principalmente de carnes e de alguns vegetais. O ferro da carne é muito mais facilmente absorvido por nós. O ferro do vegetal, por outro lado, tem que passar por diversos processos, então dentro do corpo é mais difícil para o ferro do feijão, por exemplo, ser absorvido. A gente vai perder ali uns 70% da quantidade de ferro que tem o feijão, por exemplo, vai embora. A gente não consegue puxar pra dentro. Esses 30% que a gente consegue puxar é que vão fazer o efeito. Por isso, é tão importante manter consumo de carne na gestação.

Mesmo pessoas que não gostam tanto de carne relatam que durante a gestação sentiu vontade de comer. Isso é natural do corpo pedindo ferro. Outra coisa que às vezes comentam é que a grávida com vontade de comer barro, com vontade de colete jogo e isso é porque o barro, o tijolo, eles têm uma quantidade de ferro. A gente onde picô fazia essa vontade comer coisas estranhas sem valor nutritivo. Isso pode acontecer quando não se comentava as grávidas, mas hoje em dia toda grávida recebe suplementação de ferro em algum momento da gestação. No SUS, é recomendado é uma rotina dá pra todas a partir de 20 semanas.

Mesmo sem exame do consultório, eu vou pedindo sempre exame de hemograma que vai ver hemoglobina. Ela tem que estar acima de 10 e meia, acima de 11 de preferência, pra gente considerar que está tudo bem. E a gente pede também eu peço a ferritina. Ferritina é o depósito de ferro que fica no fígado, ozzy, circula no sangue, tudo é dali que o corpo vai pegar o ferro pra poder produzir novas e massas para produzir mais sangue. O afetivo ela tem que estar acima de 20 na gestação, preferência a 60, 70, 100. Caso comece a cair muita felina e começa a cair molina, a na hora de repor ferro.

Se mesmo com ferro via oral não tiver dando resultado, a gente faz ferro na veia. O ferro na veia costuma ter uma aplicação um pouco mais lenta. Em geral, duas horas. Tem que ficar paradinho a recebendo ferro na veia, mas é uma absorção completa. Todo o ferro que está ali vai entrar no sangue. Diferente do ferro que a gente tomando um comprimido, que de preferência tem que ser tomado com o suco de limão, laranja ou qualquer fruta cítrica, porque a vitamina C ela é que leva o ferro para dentro do nosso sangue.

  • Consumo de carne é importante na gestação.
  • Suplementação de ferro é recomendada.
  • Exame de hemograma é importante para verificar os níveis de hemoglobina.
  • Ferritina é o depósito de ferro que fica no fígado.
  • Ferro na veia é uma opção quando o ferro via oral não está dando resultado.

Fonte
Anemia na gestação por Médico da Mulher