Pular para o conteúdo

Novo antibiótico para Salmonelose Aviária: Pesquisadores apresentam solução eficaz.

Desenvolvimento de novo antibiótico de uso veterinário marca fim das atividades científicas de 2014 na UCB

O medicamento foi criado a partir da bactéria pai me bacilos ouro fino em NCIS encontrada no solo do cerrado que combate a salmonela em frangos.

  • A descoberta foi coroada com a assinatura de um contrato de licenciamento de tecnologia firmado entre a Universidade Católica de Brasília e a empresa Ourofino de Saúde Animal.
  • A ideia era procurar insumos dentro da biodiversidade brasileira que atacasse determinados problemas dentro da indústria, ano no colo o filho dele era de produtos de saúde animal.
  • Então nós começamos a trabalhar desde 2004 nessa procura intensa de produtos de origem natural para eliminar determinados problemas de interesse de empresas adquirir terminar, então nesse momento nós conseguimos caracterizar esses limpo peptídeos como as moléculas capazes de matar as bactérias é o filho olha tá no momento da gente testa isso em campo.

O filho foi para campo em aviários que ela tem é criadouros de aves e mostrou-se este livro o partido mostrou tão efetivo quanto os antibióticos que ela já ter utilizado o estudo realizado por pesquisadores do programa de pós-graduação em ciências genômicas e biotecnologia foi acompanhado durante todo o processo pela agência de inovação eixo e assim foi possível o registro da patente da bactéria no Brasil e no exterior visando à futura comercialização do remédio.

Parceria da Universidade

A coordenadora de propriedade intelectual da Ouro Fino e Nichos explica a importância da parceria da Universidade:

Ela se propôs a atender o que a gente gostaria de ter: uma parceria, dedicação, tempo e fácil acesso. Então a gente tinha reuniões técnicas com bastante rotina. Isso foi bastante importante para a empresa para que o projeto evoluísse até então pouco tempo.

O reitor da UCB, Gilberto Garcia, comenta a relevância do trabalho de pesquisa para a universidade e suas expectativas para o futuro:

Essa parceria representa hoje esse salto qualitativo que a Universidade Católica de Brasília vem desenvolvendo nestes últimos anos no sentido de efetivamente cumprir sua missão de uma universidade de verdade. Eu sonho muito com uma universidade que ali a iniciação científica com a pesquisa. Então eu penso que isso é um incentivo muito grande que os nossos jovens é que na universidade vê que a universidade que eles buscaram que um deles estão desenvolvendo seus primeiras seus primeiros conhecimentos científicos nível superior é pode ter um desenvolvimento dessa magnitude não é que é desenvolver uma pesquisa dessa essa grandeza que talvez com com a transferência de dessa patente possa ganhar o mercado mundial.

Fonte
Pesquisadores criam antibiótico contra Salmonelose Aviária por Universidade Católica de Brasília