Pular para o conteúdo

Spondilolistese: causas, sintomas e tratamento.


Olá, meu nome é Flávio Porto, Ortopedista e Cirurgião de Coluna, e eu vou falar um pouquinho pra vocês sobre um problema frequente, na nossa prática, que é espondilolistese.
A espondilolistese significa o escorregamento de uma vértebra sobre a outra, então na coluna lombar, que é o local mais comum que acontece a espondilolistese, uma vértebra que teria que estar bem alinhadinha com a outra, começa a escorregar em cima da outra vértebra.
As causas mais comuns da espondilolistese, do deslizamento da vértebra, são a degenerativa e uma outra causa que é associada com espondilose.
Espondilolistese degenerativa é a mais comum, sendo mais frequente então nas mulheres e é relacionada ao envelhecimento dos tecidos, com o passar da idade, a coluna com artrose principalmente, vai desenvolvendo esse escorregamento da vértebra que é lento, progressivo começando normalmente como a dor lombar, com a lombalgia.
O principal sintoma da espondilolistese é a dor lombar, essa dor lombar pode ficando mais frequente ao longo do tempo, mais constante, mais contínua. Quando o problema da espondilolistes está associado com compressão dos nervos na coluna, aí pode começar as queixas de dores pros membros inferiores, cansaço nas pernas.
O diagnóstico da espondilolistese é feito mediante uma consulta, uma avaliação, um exame físico que nós fazemos e uma vez que a gente tenha suspeita disso, exames de imagens como radiografias, tomografias, ressonâncias, são feitas.
O diagnóstico então do escorregamento da vértebra para espondilolistese é feito, e aí nós vamos propor um tratamento. O tratamento da espondilolistese, na maioria dos casos, é um tratamento conservador, porque a espondilolistese é um problema de uma evolução lenta, benigna, onde as medidas conservadoras, fisioterapia, o uso de analgésicos, perda de peso, melhora de postura, uma atividade física, essas medidas na maioria dos pacientes, vão controlar a dor, tendem a estabilizar um pouco o problema e dar um alívio e a pessoa pode conviver com o problema, ela pode conviver com espondilolistese de uma maneira mais tranquila.
Os casos mais avançados, mais graves e sintomas que não melhoram, principalmente aqueles que começam a ser associados com sintomas de formigamento, perda de força, canseira ou cansaço nas pernas, esses casos onde o tratamento conservador pode falhar, então existe a indicação para cirurgia.
A cirurgia vai depender muito de como está essa espondilolistese, do grau que está essa espondilolistese, dos sintomas que o paciente tem. Em relação às técnicas cirúrgicas, existem várias técnicas, técnicas de cirurgias feitas por uma via posterior, onde a gente faz incisão e a cirurgia nas costas, existem cirurgias onde o acesso é feito pelo abdome, pela parte lateral do abdome, existem as técnicas menos invasivas ainda como as técnicas endoscópicas, então a escolha da técnica vai depender muito da nossa avaliação e da gravidade do problema que o paciente tem.
Fonte: ESPONDILOLISTESE por Dr. Flávio Porto