Pular para o conteúdo

Tratamento e Sintomas da Espondilite Anquilosante.


A espondilite anquilosante afeta muitos Portugueses, embora até há pouco tempo fosse pouco conhecida. Para ajudar quem precisa, surgiu a Néia Associação Nacional de Espondilite Anquilosante.
Para quem vive, podem parecer apenas umas costas curvadas, mas na realidade há muito mais além disso. A espondilite anquilosante afeta entre 30 a 50 mil Portugueses. Durante anos foi confundida com reumatismo, mas hoje a doença já é reconhecida, graças à Associação Nacional de Espondilite Anquilosante.
A Associação foi fundada em 1982 com o objetivo de prevenir a classe médica de que a doença não era tão rara como se pensava. Naquela altura não havia garantias de que a possibilidade de a doença ser mais prevalente era uma realidade. A Associação teve um papel determinante na informação da classe médica.
A Associação continua a lutar com o diagnóstico atempado, pois a doença não perdoa atraso. Existem cuidados a ter para quem se confronta com ela, como dores nas articulações, noites muito complicadas sem poder dormir e a necessidade de estar sempre atento ao médico.
Se os sinais forem evidentes, é importante que o médico clínico geral seja informado, pois só assim poderá ser diagnosticada corretamente. Com as habilidades e mobilidade reduzida, é fundamental fazer exercícios que ajudem a ganhar movimento, pois a falta de mobilidade leva a que a pessoa tenha tendência para uma postura incorreta.
A Associação São Domingos de Rana oferece aos doentes uma piscina aquecida, ginástica e apoio médico. Os benefícios do movimento são conhecidos e recomendados. Quando se fica acima de tudo na mesma situação de crise, deve-se fazer exercícios ou seja movimento, pois é muito benéfico.
A hidroterapia é outra das opções, pois a água aquecida a uma temperatura acerca dos 33-34 graus ajuda a diminuir a rigidez, aliviar a dor e a dar um relaxamento muscular, melhorando a mobilidade global.
A ginástica também oferece benefícios. O repouso absoluto é completamente proibido, mesmo em períodos de crise. É importante contrariar a doença.
A Associação conta agora em equipar as instalações para continuar a sua batalha contra a doença. Para isso, contam com o apoio dos que ainda não chegaram a conhecer a Néia Associação Nacional de Espondilite Anquilosante.
Fonte: Espondilite Anquilosante por metro73