Pular para o conteúdo

Tudo sobre o Rotavírus: sintomas, tratamento e prevenção.


Olá, meu amigo ou amiga! Dentro dos conceitos de doenças preveníveis por vacina, iremos falar agora sobre o Rotavírus.
O Rotavírus é uma doença diarreica aguda causada por um vírus. Trata-se de uma das mais importantes causas de diarréia grave em crianças menores de cinco anos no mundo, particularmente em países em desenvolvimento e subdesenvolvidos. Lembrando que ainda hoje no mundo, ainda hoje no Brasil, muitas crianças morrem por diarreia por complicações de doenças diarréicas, então é muito importante que a vacina do Rotavírus esteja no calendário, porque por se tratar de uma doença que tem uma alta taxa de mortalidade e morbidade, é muito importante isso.
A Taxonomia do Rotavírus pertence à família do Reoviridae e do gênero Rotavírus. Os Rotavírus são classificados em grupos e subgrupos e sorotipos, de acordo com a sua composição antigênica, ou seja, de acordo com o corpo que ele é formado em branco, que ele é um vírus RNA. Ele se multiplica usando DNA de quem ele está hospedando. Até o momento, nós temos sete grupos antigênicos, sete formas do vírus: G1, G2, G3, G4, G5, G6 e G9. Eles causam infecção tanto no homem quanto em outros mamíferos, aves e assim por diante.
A transmissão do Rotavírus é por via fecal-oral. O contato com a pessoa infectada, água e alimentos contaminados ou objetos contaminados pode causar a infecção. A transmissão através dos fômites está e provavelmente pela propagação aérea também via aerossóis está presente, mas principalmente quando se pensa em infecção por Rotavírus, se pensa na transmissão fecal-oral. A mãe quando vai trocar a fralda da criança que está infectada e depois pega alguma coisa para comer, alguma coisa assim, não é, então assim muito importante transmissão fecal-oral.
Fonte: Rotavírus por Prof. Cássio Rossi – Mentor de Alta Performance