Pular para o conteúdo

Sintomas de desequilíbrio hormonal: conheça os sinais do seu corpo.

Se você tem se sentido cansado, percebeu que ganhou ou perdeu peso sem mudar a alimentação, ou você pode estar passando por algum desequilíbrio hormonal, eu vou explicar. Então, vamos iniciar entendendo um pouquinho sobre o que são os hormônios, o que é o desequilíbrio hormonal e os estudos que utilizei estão na descrição.

Os hormônios são sintetizados por glândulas em nosso organismo, como a tireoide, adrenal e hipófise, e são verdadeiros mensageiros no nosso corpo. No entanto, quando tem uma grande quantidade de algum hormônio ou uma grande queda, esse desequilíbrio faz com que eles não consigam fazer sua função de forma correta e otimizada. Essa suspeita do desequilíbrio hormonal começa com pequenos sinais que o nosso corpo vai dando, e é aí que a gente percebe que tem algum hormônio no nosso corpo, só falta saber se em excesso.

Claro que esses sintomas vão depender de qual hormônio está desregulado, mas eu vou trazer aqui quais são os principais. Por exemplo, quando você vive cansado e com excesso de fadiga, pode ser pelo aumento do hormônio chamado cortisol. Outro sinal de alerta é a falta de libido, tanto em homens como mulheres. Nas mulheres, está relacionado muitas vezes com a queda de estrogênio, e nos homens, de testosterona.

Sabe aquela acne persistente que é comum e inclusive é influenciada pelo ciclo menstrual da mulher? Mas às vezes, mesmo sem essa alteração, há um hormônio que está sempre presente no nosso dia a dia e isso pode ser pelo aumento da testosterona, que está ligada com a atividade das glândulas sebáceas. Você sabia que os nossos hormônios também estão relacionados com o nosso sono? Alterações na qualidade do sono que você tem pode ter relação com melatonina, testosterona, hormônio do crescimento e até os hormônios da tireoide.

Seu apetite está aumentando? Isso também pode ter relação com hormônios, como a grelina e a leptina, que fazem o controle do nosso apetite. Se você não mudou sua alimentação, não aumentou a quantidade de exercício físico, mas perdeu peso, pode ser por causa dos hormônios da tireoide, como T3 e T4.

Você anda mal-humorado, ansioso, irritado? Isso também pode ser por causa de alterações hormonais. Às vezes não, mas pode ser. E o principal hormônio aqui que tem relação é o cortisol, que é o hormônio do estresse, liberado em maior quantidade em situações de nervosismo. Alterações nos níveis de açúcar do sangue também podem ocorrer e ter relação com um hormônio chamado insulina, caracterizando a resistência e levando até o diabetes.

O inchaço também é uma queixa super comum e pode ter relação com fatores hormonais, como durante o ciclo menstrual e durante a gravidez, com a progesterona. Mas outros hormônios também têm essa influência, como o cortisol, a aldosterona, o hormônio antidiurético e até alguns medicamentos, como corticoides, que podem levar ao inchaço.

E para finalizar, se o seu cabelo está caindo, isso também pode ser por causa de desequilíbrio hormonal. E esses são alguns dos principais alertas que nosso corpo dá dizendo que pode ter algo fora do lugar.

Se essa informação te ajudou, inscreva-se aqui no canal acionando Sininho, deixe o seu like no vídeo e fique por dentro dos conteúdos semanais. Camille.

Mas o que pode causar essa alteração nos níveis hormonais? Bom pessoal, vários fatores podem estar causando essa alteração, seja para mais ou para menos. É, mas existem três fatores principais: a alimentação, o excesso na exposição a toxinas e também o estresse. Esses três merecem destaque, mas pode ter relação com outras questões, como por exemplo, algum problema na produção dessa glândula que produzem o hormônio ou no seu transporte ou até na entrada desse hormônio dentro das células. Algumas doenças e o uso de alguns medicamentos, como antidepressivos, também podem influenciar nos níveis hormonais. Homens e mulheres podem ser afetados pelo desequilíbrio hormonal, e é comum acontecer pelo menos uma vez na vida, por exemplo, durante a puberdade, durante a gravidez e até o envelhecimento. Porém, com alguns hábitos, a gente consegue fazer esse ajuste. Claro, se você se identificou com algum desses sintomas que eu falei aqui é importante que você procure um médico, faça o exame de sangue para ver realmente se tem algo fora do lugar e faça o tratamento correto.

Fonte: 10 Sintomas de Desequilíbrio Hormonal – Entenda os Sinais do seu Corpo! por Ocean Drop