Pular para o conteúdo

Sintomas de câncer de testículo: saiba mais e previna-se


Olá, você sabe o que é e como prevenir o câncer de testículo? Os testículos são órgãos responsáveis em parte pela produção do esperma e de hormônios masculinos. Os casos de câncer no testículo correspondem a cinco porcento do total de casos de câncer entre homens. Apesar disso, esse tipo de câncer é facilmente curado quando detectado precocemente, principalmente quando realizado o auto-exame. A maior incidência ocorre em homens em idades entre 15 e 50 anos e deve ser diferenciado nessa idade e doenças sexualmente transmissíveis.
Na infância, é importante o exame do pediatra para verificar se a descida dos testículos para a bolsa de crotao, popularmente conhecida como saco, ocorreu normalmente. O sintoma mais comum é o aparecimento de um nódulo ou caroço duro que geralmente não dói, que tem um tamanho aproximado ao de uma ervilha. Mas é preciso ficar atento a outras alterações, como o momento ou diminuição do tamanho dos testículos, endurecimentos, dor imprecisa na parte baixa do abdômen, sangue na urina e aumento na sensibilidade dos mamilos. Em qualquer um desses casos, é importante realizar uma consulta com urologista. Esse tipo de câncer cresce rápido e, por isso, a necessidade de consultar imediatamente a um especialista.
Os fatores de risco que aumentam a possibilidade desse tipo de câncer são, por exemplo, o fato dos testículos não terem descido para bolsa escrotal na infância, histórico familiar de câncer testicular, entre outros. Em caso positivo para câncer, o testículo é retirado, mas a função sexual reprodutiva não é afetada, desde que o outro testículo esteja saudável. O tratamento posterior poderá ser com cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou através de controle clínico.
Para não ficar em dúvidas, deixaremos aqui algumas dicas de como realizar o autoexame nos testículos. Este deve ser feito todo mês, logo depois de um banho quente, isso porque o calor relaxa a bolsa escrotal e facilita a observação de quaisquer alterações no tamanho, sensibilidade ou textura dos testículos. Dentre as coisas que devemos procurar, temos: alteração do tamanho dos testículos, sensibilidade, peso na bolsa escrotal, dor imprecisa na parte inferior do abdômen ou na virilha, dor ou desconforto no testículo ou bolsa e total.
E como fazer? Fique de pé em frente ao espelho. Verifique a existência de alterações na pele do escroto. Examine cada testículo com as duas mãos. A posição do testículo entre os dedos indicador, médio e polegar. Você não deve sentir dor ao realizar o exame. Não se assuste se um dos testículos parecer ligeiramente maior que o outro, isso é normal. O epidídimo é um canal localizado atrás do testículo que coleta e carrega o esperma. Se você se familiarizar com essa estrutura, não confunda ao epidídimo como a massa suspeita. Os tumores malignos são localizados com mais frequência lateralmente aos testículos, mas também podem ser encontrados na parte de baixo dos mesmos.
O abril lilás é uma campanha para ajudar na prevenção do câncer de testículo. O autoexame é muito importante, pois é a melhor forma de prevenção desta doença. Se você reparar qualquer nódulo no testículo ou anormalidade, procure imediatamente o médico. Deseja receber mais informações sobre este tema? Inscreva-se no nosso canal e deixe seu comentário.
Muito obrigado por nos assistir e até a próxima.
Fonte: Câncer de testículo: O que é e quais os sintomas? por Patologia e Saúde