Aqui está um raio-x que pode ser encontrado no dia a dia, especialmente em hospitais e ambulatórios. Nota-se uma traqueia discretamente desviada para a esquerda e o pulmão direito relativamente bem. No entanto, há algumas opacidades nodulares e talvez reticulares bem discretas principalmente no ápice do pulmão direito. O que chama mais atenção é o pulmão esquerdo, que apresenta franca-sao para cidades e alongado de forma irregular. Isso pode ser identificado como fibra atelectasias ou aspecto fibro atelectasias.
Sabemos disso porque o parênquima está sendo repuxado para o lado da alteração e a fibrose reduz o volume do pulmão. A sequela de tuberculose é uma das principais causas dessa alteração. Isso pode ser um achado em um paciente que já teve tuberculose e está assintomático do ponto de vista respiratório. As opacidades nodulares no ápice direito podem ser sequela ou, se o paciente apresentar sintomas, pode ser doença ativa.
Em resumo, mesmo por meio de uma radiografia simples, podemos identificar diversas possibilidades e alguns achados sequenciais para tuberculose. Então, a clínica do paciente, a história e uma possível tomografia podem auxiliar na decisões diagnósticas quanto as possibilidades podem ser.
Fonte: Como reconhecer sinais de fibrose no RX ? | RX COMENTADO por Você Radiologista com João Paulo Queiroz