Psoríase: Dicas Importantes
A psoríase é uma doença inflamatória crônica não contagiosa que pode acometer qualquer área da pele. Ela causa lesões avermelhadas e descamativas em placas que aparecem no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. Existem vários tipos de psoríase, de acordo com a localização e características das lesões. Nós separamos alguns:
- Psoríase vulgar: é a forma mais comum, aparecem lesões de tamanhos variados, delimitadas e avermelhadas com escamas secas aderentes prateadas ou acinzentadas que surgem no couro cabeludo, joelhos e cotovelos, podendo acometer qualquer área do corpo, inclusive as unhas.
- Psoríase invertida: são lesões avermelhadas úmidas que aparecem em áreas de dobras do joelhos, cotovelos, coxas, entre outras partes.
- Psoríase gutata: surgem pequenas lesões em gotas associadas a processos infecciosos. Geralmente aparecem no tronco, braços e coxas e ocorrem com maior frequência em crianças e adultos jovens.
Além da genética, outras causas estão envolvidas no aparecimento e evolução da doença. Fatores psicológicos, estresse, exposição ao frio, uso de certos medicamentos e ingestão de bebidas alcoólicas pioram esse quadro. Por conta disso, nós separamos 5 dicas importantes para você cuidar da psoríase:
- Alimente-se bem: existem alimentos que ajudam a controlar as lesões. Alguns exemplos são o atum, salmão, sardinha e outros peixes de águas frias, azeite, nozes e sementes também ajudam por serem ricos em ômega 3. Entre as frutas, o morango é uma boa pedida por conter ácido fólico que atua contra inflamação.
- Evite o tabagismo e ingestão de bebidas: fumar aumenta significativamente o risco da doença e o álcool pode afetar o sistema imunológico, estimulando o ressecamento da pele e levando à inflamação. São fatores que pioram muito a psoríase, por isso é bom evitar.
- Hidrate sua pele: hidrate muito bem a pele para não causar seu ressecamento excessivo que favorece a possibilidade de desenvolver lesões.
- Pratique atividades físicas: o estresse piora a doença, faça exercícios físicos, meditação ou qualquer hobby que promova o relaxamento.
- Tome sol regularmente: o banho de sol é importante para amenizar esses sintomas, desde que esteja realizada a proteção solar adequada. É recomendado tomar sol cuidadosamente 15 minutos por dia antes das 10 horas ou à tarde depois das 16 horas.
A psoríase não tem cura, mas existem muitas alternativas para amenizar os sintomas da doença. Por isso, agende uma consulta na UBS da sua região e sempre siga as orientações médicas.
Fonte
5 cuidados para quem tem psoríase | Sua Saúde em Dia por Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo SMS