Pular para o conteúdo

Riscos tardios da vacina AstraZeneca ou Janssen contra COVID-19: o que saber?


Bem, recebi uma chuva de perguntas sobre Júlia e se há risco de trombose ao tomar a vacina Astrazeneca. Primeiramente, quero deixar claro que eu mesmo tomei essa vacina e fiz parte do estudo clínico. Como todo medicamento ou vacina, há sempre um risco envolvido, no entanto, o que ocorreu com a vacina da Astrazeneca é um evento extremamente raro.
O Ministério da Saúde justificou a suspensão da vacina com mais ou menos 40 casos de possível trombose relacionado com a vacina em mais de 110 milhões de doses aplicadas no Brasil. É importante lembrar que, quando há um evento raro em massa, ele tende a aparecer. No meu caso, como fiz parte do estudo clínico, fui um dos primeiros a tomar a vacina antes mesmo de estar disponível para a população.
Para aqueles que já tomaram a vacina no passado, o risco é mínimo. A síndrome de trombose com trombocitopenia é uma resposta imunológica do corpo ao contato com este vetor viral da vacina. A questão é que existem outras vacinas disponíveis que não têm esse tipo de reação, e por isso, optou-se por trocar.
Fonte: TOMEI A VACINA DA ASTRANECA ou JANSSEN CONTRA COVID-19: CORRO ALGUM RISCO TARDIO? por Julio Pereira – Neurocirurgião