Pular para o conteúdo

Retite por radioterapia: Entenda o que é a Retite Actínica.


Olá pessoal, como eu já disse em outros vídeos, fique à vontade para mandar comentários e sugestões de temas para vídeos. Hoje, o tema da vez é a retirada e a radioterapia. A radioterapia é um tratamento para câncer muito eficaz, especialmente para cânceres pélvicos como de útero e próstata. No entanto, a radioterapia pode causar uma doença chamada retite por radioterapia, que é uma alteração nos tecidos do reto causada pela radiação utilizada na terapia.
As lesões podem ser divididas em lesões agudas e crônicas. As lesões agudas ocorrem durante o tratamento, são consequências diretas da lesão do raio X e podem causar sintomas como machucados e sangramentos. Já as lesões crônicas podem se manifestar 12 a 24 meses após o término da radioterapia e são cumulativas. As células que receberam radiação terão alterações e a regeneração pode ser difícil.
Os efeitos crônicos da radioterapia tendem a piorar com o tempo e podem causar dor, sangramento, inflamação dos tecidos, estenose e formação de fístulas. O tratamento inclui uma nutrição adequada, bom funcionamento intestinal, aplicação de substâncias na região e cauterizações de vasos.
É importante acompanhar a longo prazo quem fez radioterapia, pois ela aumenta o risco de câncer. Agradeço por assistir o vídeo e aguardo suas sugestões.
Fonte: O que é Retite Actínica? Retite por radioterapia! por Dr. Marcelo Werneck