A dor no joelho é uma das queixas mais frequentes no Instituto Anderson da Ortopedia. Como especialista em joelho, posso lhe garantir que a dor no joelho representa o principal motivo pelo qual as pessoas me procuram no consultório.
No entanto, existem inúmeras lesões dentro do joelho e dezenas de outras doenças sistêmicas que são responsáveis por causar dor dentro da articulação do joelho. Inclusive, deixarei o link na descrição desse vídeo sobre os principais causas de dor no joelho nas mais diversas faixas etárias.
Muitos não sabem, mas a dor no joelho referida pelo paciente também pode estar relacionada com patologias em outros locais do nosso corpo, como nos quadris e nos pés na forma da Pisada, ou até mesmo na coluna lombar. Patologias nesses locais podem fazer com que alguém venha a referir dor ao nível do joelho, mesmo que a origem do problema esteja distante dessa articulação.
Por isso, antes dos mesmos tomarem algum remédio para simplesmente tentar reduzir a dor, é necessário que tenham um diagnóstico médico correto do que está acontecendo. Sem compreender o real motivo pelo qual o joelho está sintomático, as medicações que são muitas vezes receitadas por pessoas que não entendem o seu problema real articular podem acabar trazendo mais prejuízos do que benefícios para o seu organismo.
Sejam pelos efeitos adversos dos medicamentos, como também por mascarar uma situação que inicialmente seria de muito mais fácil resolução se tratada de forma adequada. Portanto, usar remédios que somente reduzam a dor sem tratar causa base pode, sem dúvidas, acabar piorando ainda mais a situação.
As alternativas de tratamento passam ser cada vez mais reduzidas quanto mais grave o problema vier a ser. Os medicamentos que são utilizados por nós ortopedistas, na grande maioria dos casos, não são o centro do tratamento. Os medicamentos prescritos, na realidade, são utilizados de forma adjacente e servem como um importante auxílio terapêutico, enquanto outras medidas no campo da reabilitação, fortalecimento muscular, da fisioterapia, da preparação física, incluindo uma mudança individual do estilo de vida possa ser implementada buscando uma melhor saúde para a articulação do joelho.
Cada pessoa, cada patologia ortopédica merece uma abordagem específica, devendo ser respeitado todas as fases e o momento correto de implementação dessas medidas. Pois o atropelamento das etapas é um erro bastante comum que pode acabar frustrando o paciente durante o seu tratamento.
E para não deixar o título desse vídeo sem resposta e considerando tudo que já mencionei e alertei aqui, vou então falar de uma substância que tem sido cada vez mais realizada por nós ortopedistas. Essa substância já é produzida pelo nosso próprio organismo, inclusive já se encontra presente dentro de um joelho e é saudável. Acontece que, com o passar do tempo, essa substância vai se perdendo ao passo que o desgaste da cartilagem e das estruturas internas de dentro da articulação do joelho vão se acumulando.
Estou falando do ácido hialurônico. Deixarei aqui um link na descrição ou aqui em cima na tela para que você acesse e saiba tudo sobre a viscossuplementação. Deixe aqui nos comentários suas dúvidas ou sua experiência com a viscossuplementação e algum outro tratamento que você já tenha realizado para melhorar a dor no seu joelho.
Não esqueça de deixar o like, se inscrever no canal que virá mais novidades por aí e até a próxima!
Fonte: O MELHOR REMÉDIO PARA DOR NO JOELHO | Dr. Maderson Mader por Meu Ortopedista – Dr. Maderson Mader