Pular para o conteúdo

Prostatite: causas, sintomas, exames e tratamentos – Dr. Cassio Andreoni CRM 78.546.

Olá, meu nome é Cassio Andreoni e falaremos hoje sobre Prostatite.

Vamos falar sobre Prostatite, principalmente os:

  • Sintomas
  • Exames
  • Causas
  • Tratamento

A Prostatite na realidade é uma inflamação da próstata, que pode ser causada por bactéria, infecção ou por razões desconhecidas. Ela pode ser aguda ou crônica. A prostatite pode ser classificada como um momento muito agudo, normalmente uma infecção grave de bactérias, que pode pôr em risco a vida do paciente. 

Os sintomas incluem febre alta, muita dificuldade para urinar, vontade de urinar frequentemente, dificuldade para esvaziar a urina e muitas vezes estão associados à febre, tremores e calafrios. Essa é uma situação de estação de urgência, e o paciente deve se deslocar ao pronto-socorro mais próximo para tratamento, normalmente com antibióticos. Esse tipo de problema pode, às vezes evoluir para um abcesso prostático.

A prostatite crônica pode ser consequência de uma prostatite aguda maltratada, mas muitas vezes não. Os sintomas crônicos podem ser muito variáveis, inclusive não dar sintomas. O homem pode ter sintomas de aumento benigno da próstata, como dificuldade para urinar, ardência, frequência urinária aumentada, levantar à noite para fazer xixi, e um sintoma característico de uma próstata inflamada é a dor na ejaculação.

O aumento do PSA causa, às vezes, confusão, e muitos homens acabam sendo biopsiados, e os casos que vêm negativo, no fim muitas vezes é feito diagnóstico de prostatite crônica, que tem tratamentos variáveis, desde antibiótico até cirúrgico. Essa inflamação crônica no miolo da próstata pode levar a uma cirurgia também de raspagem da próstata.

Em suma, a mensagem principal é que homem com dificuldade urinária aguda e com febre deve se dirigir ao pronto-socorro mais próximo logo.

Fonte: Prostatite: Causas, Sintomas, Exames e Tratamentos. | Dr. Cassio Andreoni CRM 78.546 por Dr. Cassio Andreoni