Impotência Sexual – Causas e Exames Normais
Olá pessoal, meu nome é Marcos Túlio Cavalcante. Eu sou médico urologista e andrologista. Nesse vídeo, nós vamos discutir sobre impotência sexual (disfunção erétil) em pacientes com exames normais. Esse é um caso que a gente vê muito aqui no consultório, pacientes que sofrem desse problema já passaram por três ou quatro colegas que estão há meses ou anos empurrando isso com a barriga, e a resposta que eles têm é: “Olha, você não tem nada, seus exames estão normais, então é da sua cabeça”. Será que isso é verdade? Será que toda vez que os exames laboratoriais são normais é uma questão psicogênica pura? Vocês vão ver nesse vídeo que não é assim. Nem sempre que isso acontece é por questões psicológicas. Na verdade, é uma parcela pequena das vezes que a causa é psicológica.
Muitas vezes pode ser realmente alguma coisa orgânica e os exames laboratoriais simplesmente estão normais. Os exames laboratoriais que a gente pede só medem algumas coisas, não é a parte hormonal, e muitas vezes a parte metabólica não é solicitada. Por exemplo, para ver uma glicemia alta, para ver um triglicerídeo ou um colesterol. Então, isso não são as únicas causas de impotência. Isso só exclui poucas causas de impotência. Você pode ter uma impotência de forma orgânica com os exames normais. Por exemplo, uma doença de Peyronie não altera nada nos exames e você pode ter uma fibrose que entra na túnica albugínea e que atrapalha e dá um escape venoso. Isso é só um exemplo. Por exemplo, outro exemplo é alterações genéticas, estruturais do pênis que não são tão favoráveis para uma rigidez completa. Então, tem pacientes que a anatomia do pênis não é favorável e ele tem ereções fracas, sem ser o mecanismo psicogênico, só porque a estrutura do pênis não facilita a ereção completa para esse paciente.
Por exemplo, tem polimorfismo de receptores, alteração no influxo de cálcio, alterações na costa da esterase, excesso de receptores adrenérgicos. Então, ele responde muito a qualquer estímulo adrenérgico e o pênis encolhe de forma rápida. Tudo isso altera a função erétil ótima e aquele paciente é tratado como psicogênico a vida toda. Eu concordo que toda disfunção erétil tem um componente psicogênico. Concordo que a terapia sexual é fundamental e deve estar associada ao tratamento com o andrologista. Mas encaminhar esse paciente e julgá-lo como só psicogênico, mandar ele só fazer uma terapia sem ter um acompanhamento de um andrologista não é eficaz. Tem trabalho na literatura mostrando que não é eficaz. Então, se você tem esse problema de impotência e fez os exames e estão normais, oriente-se a buscar um especialista dedicado nesse assunto. Hoje em dia, tem as consultas presenciais, tem as consultas em mobilidade, tá muito mais fácil. Não é o mesmo passe entre outros estados, consegue isso. E também tem a teleconsulta, telemedicina, que você pode acessar especialistas que você julgue que vão te ajudar.
Se informe melhor sobre o assunto. Nós temos no nosso site livros que são em linguagem para paciente e ajudam muito. Realmente, a gente vê depois o feedback nos comentários que tem ajudado bastante gente. Então, esse é o intuito do canal, ser transparente, ajudar o máximo de pessoas possíveis. Por isso, eu peço para vocês realmente dar um like, compartilhar, comentar para deixar esse vídeo relevante. Um abraço e, se ainda não se inscreveu, se inscreva. Tchau, tchau, se cuida, hein.
- Para entender as causas da impotência sexual;
- Para saber que exames laboratoriais não são os únicos indicadores;
- Para buscar ajuda especializada caso tenha impotência sexual e exames normais;
- Para receber orientações em linguagem para paciente, acesse nosso site;
Fonte: Disfunção erétil sem alteração nos exame? | Dr. Marco Túlio – Urologista e Andrologista por Dr. Marco Túlio Cavalcanti