Campanha de Prevenção contra Hepatites Virais
Uma campanha quer incentivar as mulheres grávidas a se prevenirem contra hepatites virais. O cuidado é fundamental para evitar a transmissão da doença de mãe para filho. Joseclei está grávida de três meses na quinta gestação. Esta jovem maranhense não se descuida, segue à risca o pré-natal, comparece as consultas médicas e mantém a vacinação em dia. “Sou bastante preocupada, viu? Porque é necessário a gente se cuidar, principalmente na gravidez, né? E eu sou bastante preocupada. As minhas consultas e as minhas vacinas estão em dia”, diz Joseclei.
Se a hepatite B afeta o fígado e o vírus da doença está presente no sangue, saliva, sêmen e nas secreções vaginais da pessoa infectada. Além da transmissão ocorrer pelo sangue e em relações sexuais, o vírus pode ser repassada da mãe para o feto na gravidez, durante e após o parto. Atenta a possibilidade, a professora tratou de se cuidar bem antes de engravidar da pequena Clarissa. Tomou vacinas contra a hepatite e agora aconselha futuras mães a terem sempre o cartãozinho de vacina. “Ele é importante porque vai te dar o acompanhamento da segurança e ela é uma ferramenta para você cuidar do bebê que está vindo de você e dos outros que virão”, afirma a professora.
Prevenção
As grávidas recebem atenção especial neste posto de saúde de Brasília para que se previnam contra a hepatite B. A primeira medida é pedir a gestantes que façam os testes de hepatites no pré-natal. “Importante fazer a sorologia. Muitas vezes, a pessoa tomou as três doses. Tem casos até de pessoas que tomou mais de três doses e a resposta sorológica ainda não é positiva por condições individuais específicas. Por isso, a importância do meu teste e dentro dos exames que são feitos no pré-natal, tem a testagem para a hepatite B”, explica a enfermeira.
- A maneira mais eficaz de prevenir a hepatite B é tomar três doses da vacina contra a doença.
- 30 dias após a primeira aplicação, deve ser feita a segunda dose.
- E a terceira dose, 6 meses após a primeira.
- Somente assim é possível ficar imune ao vírus.
Para incentivar as futuras mães a fazer o teste da Hepatite B no pré-natal e a se vacinar, o Ministério da Saúde lançou uma grande campanha contra as hepatites virais, dividida em três fases. Até 28 de julho, Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, a campanha ganha um reforço em seis redes sociais na internet. A estratégia deve ampliar o acesso à informação sobre prevenção, diagnóstico, tratamentos e mais qualidade de vida.
“E se a gente está hoje desenvolvendo uma série de estratégias para poder atingir a população. No caso da Hepatite B, por exemplo, importante é a vacinação. As pessoas vacinadas ficam imunes à hepatite B, então existe uma grande possibilidade de não precisar fazer nenhum tratamento. Basta que as pessoas se vacinem”, destaca o coordenador de Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Adele Benzaken.
Fonte
Campanha incentiva prevenção contra hepatite B por TV BrasilGov