Câncer de Próstata: Prevenção e Diagnóstico Precoce
O câncer de próstata é muito prevalente entre os homens e a partir dos 50 anos a incidência vai crescendo. Cerca de 1 em cada 6 homens que chegam aos 50 anos terão câncer de próstata. É uma doença confusa e difícil de entender, pois existem casos muito agressivos que se disseminam rapidamente e outros de evolução muito longa.
- Existem pessoas que morrem de tumores na próstata que nunca foram diagnosticados e que nunca causaram problemas. É uma doença com uma diversidade de comportamento muito grande.
- Não há medidas que permitem fazer a prevenção do câncer de próstata. O que temos são medidas que permitem fazer o diagnóstico precoce em uma fase que a doença é altamente curável.
- As medidas de diagnóstico precoce incluem:
- Exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico): um exame de sangue que encontra uma proteína que a próstata produz. Se o PSA aumenta de repente, é necessário estudar a próstata melhor.
- Toque retal: como a próstata só é acessível por via retal, o toque retal é fundamental para detectar possíveis tumores.
Embora o toque retal seja um exame desagradável, é absolutamente importante e fundamental para diagnosticar precocemente o câncer de próstata. É possível acabar com as mortes por câncer de próstata, diagnosticando precocemente em uma fase em que todos os casos praticamente são curáveis.
Se as mulheres começam a fazer exame ginecológico aos 16-17 anos quando começam a vida sexual, por que os homens maduros não podem fazer os exames de detecção do câncer de próstata? É possível prevenir e diagnosticar precocemente essa doença, evitando mortes desnecessárias.