Pular para o conteúdo

Caxumba: sintomas, tratamento e prevenção – Dra. Ana Escobar e Michelle Loreto

Doutora Ana Escobar fala sobre a caxumba

Olá pessoal, chamei a Doutora Ana Escobar aqui para falar de um assunto sério: a caxumba. O Charlison pegou caxumba, não jogou e eu quero saber, Doutora Ana, a caxumba é tão contagiosa?

A caxumba é uma doença causada por um vírus e pode ser transmitida pela saliva, respiração e contato com objetos contaminados. É altamente contagiosa e pode ser transmitida antes mesmo dos sintomas aparecerem.

No caso do Charlison, mesmo que ele tenha sido isolado com a seleção, é possível que tenha sido infectado antes, já que o período de incubação da doença pode durar até 21 dias.

É importante lembrar que os jogadores da seleção brasileira vão tomar a vacina para prevenir a caxumba. A vacinação é a melhor forma de prevenção e os adultos jovens devem tomar duas doses para garantir a imunização.

Vacinação contra a caxumba

  • Crianças: primeira dose com um ano e segunda com 15 meses, na vacina tríplice viral ou tetra viral.
  • Adultos: se não tiver certeza se tomou a vacina, deve tomá-la novamente. A vacinação é gratuita nos postos de saúde.

É importante lembrar que não há remédio para a caxumba e que é preciso repousar e tratar os sintomas. A caxumba pode trazer sérias complicações, como inflamação dos testículos e esterilidade no caso dos homens, e inflamação dos ovários e problemas de fertilidade no caso das mulheres. Além disso, a caxumba também pode causar meningite.

Fique atento aos sintomas e procure um médico caso apresente qualquer sinal da doença. Previna-se com a vacinação!

Fonte
Caxumba | Dra Ana Escobar e Michelle Loreto por Dra Ana Escobar