Esquistossomose Mansoni – Revisão de Conceitos
Olá pessoal, tudo bem? O professor Rodrigo do canal Biologia. Minha prova é hoje e, como a plataforma é um pouco diferente do convencional, estamos aderindo agora ao quadro. Então, vamos revisar um conceito sobre a Esquistossomose Mansoni, a barriga d’água, uma doença causada por um verme classificado no filo dos próprios momentos e que cai muito nas provas do Enem e também nos vestibulares. Vamos lá!
Hospedeiro Definitivo
O primeiro momento é muito importante: você deve classificar o homem como hospedeiro definitivo, ele é o HD. Sempre que se fala em hospedeiro definitivo é porque nós abrigamos a reprodução sexuada do ciclo.
Local da Parasitose
Outra coisa importante é onde o lugar do nosso corpo em que a parasitose vai acontecer. Bem, no sistema porta hepático, que é um conjunto de vasos sanguíneos que fica lá no fígado, principalmente no fígado.
Aqui estou representando os vasos sanguíneos. Você pode ver que os vermes se encontram nesse sistema porta hepático. Podemos observar aqui o verme do sexo feminino e o verme do sexo masculino. O macho é menor que a fêmea e nós chamamos isso de dimorfismo sexual.
- O macho é menor que a fêmea;
- Chamamos isso de dimorfismo sexual.
Existe um canal no corpo do macho onde a fêmea vai entrar e ali dentro vai acontecer a reprodução sexuada. A fêmea grávida vai colocar seus ovos e estes ovos serão depositados junto com as fezes.
Hospedeiro Intermediário
Veja só aqui nós temos o ovo. Deste ovo vai eclodir uma larva, essa larva é denominada miracidio. Unmiracidio é uma larva do ciclo e extingue a cide. Tem que entrar no corpo de um molusco geralmente do gênero Biomphalaria ou Planorbideo. Aí o hospedeiro intermediário será o molusco, porque ele vai abrigar a reprodução assexuada.
- Larva do ciclo: miracidio;
- Hospedeiro intermediário: molusco do gênero Biomphalaria ou Planorbideo;
- Reprodução assexuada.
Veja só um fato bastante interessante: esse hospedeiro intermediário, molusco de água doce, ele vai morrer, motivado obviamente pelo ciclo. Mas antes de acontecer isso vai acontecer uma reprodução e essa reprodução se chama pedogênese.
- Hospedeiro intermediário: molusco de água doce;
- Reprodução: pedogênese.
Quando uma larva utiliza hospedeiro intermediário que o planorbideo, o caramujo e forma outra larva que vocês estão observando aqui. Essa larva é denominada cercaria. A cercária difere do miracidio porque ela é flagelada e ela surge a partir da reprodução no caramujo.
Agora essa cercaria vai entrar através da pele do homem que está lá no rio, na lagoa, com os pés pescando ou nadando. Penetra e obviamente vai através do sangue se depositar lá no sistema porta hepático. Normalmente a pessoa que apresenta este quadro infeccioso vai sentir uma dermatite chamada dermatite cercariana no local e aí vai passar por um período assintomático até começar a desenvolver uma hipertrofia do seu fígado assim como também do baço. A barriga d’água.
Existe uma frase legal pra você não esquecer que é a seguinte: se você nadou e depois coçou, esquistossomose pegou. A doença é a esquistossomose, a barriga d’água.
Conclusão
Vamos lá, revisando:
- Nome: Esquistossomose Mansoni;
- Ciclos: dois ciclos;
- Hospedeiro definitivo: homem;
- Hospedeiro intermediário: molusco do gênero Biomphalaria ou Planorbideo;
- Reprodução no hospedeiro definitivo: sexuada;
- Reprodução no hospedeiro intermediário: assexuada (pedogênese);
- Larvas: miracidio e cercaria;
- Manifestação clínica: hipertrofia do fígado e baço, barriga d’água;
- Frases úteis: “Se você nadou e depois coçou, esquistossomose pegou.”
Espero ter contribuído contigo. E aí, vamos lá pra próxima aula? Não esqueça de acionar o sininho, se inscrever no meu canal que você está me ajudando e permitindo que eu continue a gravar mais aulas. Até mais!
Fonte
Esquistossomose I Parasitologia por Estudar é Muito Bom