A palavra câncer é uma palavra mágica, né? No primeiro momento, ela já te mata, ela já te exclui. Se eu tivesse informação da colonoscopia anos atrás, eu não teria passado por todo esse sofrimento.
Uma determinada tarde, comecei a sentir um desconforto no estômago. Foi feito uma endoscopia e uma colonoscopia. No caso da endoscopia foi constatado realmente uma gastrite e, na colonoscopia, foi constatado pólipos e um tumor canceroso.
Insistir em descobrir também de surpresa nem me passava pela imaginação que eu tivesse um câncer. E ao sentir no estômago e procurar um especialista, o gasto foi detectado já um câncer no estágio 3.
Quando a gente se relaciona ao câncer no intestino, existem alguns fatores que são funcionais de alerta. Mudança do hábito intestinal, ou seja, a pessoa que evacuava normalmente começa a ter dificuldade de funcionar na sua regularidade. No intestino que era preso, começa ter piso eventuais de diarreia e sangramento ou evacuar do private. A sensação é de não ter uma atuação plena nessa vontade de evacuar. São sintomas que a gente relata como sinais de alerta para a possibilidade de uma neoplasia maligna do intestino.
O câncer de maneira geral pode ser curado se diagnosticado precocemente. O câncer de intestino em particular se refere à importância do Setembro Verde, que trata de um canto que nós temos a estratégia de prevenção.
Se eu tivesse informação da colonoscopia anos atrás, eu não teria passado por todo esse sofrimento. Claro que tive a felicidade de com o tratamento praticamente pode ser procurado, assim o tratamento ainda mais. Eu teria poupado muito sofrimento já tivesse feito a simples como os copia que tantas pessoas têm preconceito contra ela por tabus, né? Acabam fazendo a colonoscopia, exame que é tão importante de prevenção quanto de terapêutica.
Quando o momento em que o paciente é submetido a uma colonoscopia e que se acha alguma lesão suspeita, alguma lesão pré-maligna que é o grande objetivo da colonoscopia, o próprio exame o paciente pode ser submetido à biópsia, a retirada de lesões. Então, é um exame que combina tanto a prevenção quanto à terapêutica.
Atualmente, o que é preconizado pelo Ministério da Saúde é que, como prevenção, seja feita em todo paciente acima dos 50 anos. Então, a partir dos 50 anos, seja homem ou mulher, todo mundo teria indicação de fazer o exame como rastreios, seja como prevenção.
Que a gente tem que parar, pensar e se colocar no lugar do outro. Acreditar que as coisas não acontecem só no meu vizinho ou no meu bairro, mas na frente acontece comigo. Muitas vezes, a gente não dá a devida atenção à mensagem que nos é passada de quanto é importante a prevenção. E a sua mensagem assador a gente só vai sentir quando aquela velha frase que vem a todos num momento que é: “Porque comigo?”
Fonte: Câncer de Intestino | Depoimentos Emocionantes e Prevenção do Câncer de Cólon e Reto por Dr. Eduardo Usuy Jr.