Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Câncer e pacientes que se tratam da doença no Hospital A.C. Camargo, que é referência em todo o Brasil, aprendem receitas que podem ajudar na prevenção de tumores no intestino e também no estômago. Para falar mais sobre esse assunto, estamos recebendo aqui no estúdio a Natália Leonetti Lazzari, que é nutricionista do hospital e especialista em oncologia.
No último encontro que vocês fizeram de oficina de nutrição, foi ensinado o bolinho de arroz, suco de coxia e barriga de porco correta. Porque essas três receitas são úteis? Porque são alimentos fontes de fibra e são alimentos que as pessoas têm em casa, muitas vezes.
Esses alimentos ajudam a minimizar o risco de alguns tipos de câncer, como por exemplo, o câncer de intestino. Você pode acessar essas receitas e ter acesso às oficinas no site do hospital www.acp.org.br e www.acamargo.org.br.
A importância de uma alimentação saudável é que ela pode diminuir o risco da pessoa ter a doença. É importante salientar que a alimentação saudável consegue minimizar, em casos específicos, em até 50%, os riscos de ter tumores. Alguns alimentos que ajudam a minimizar esses riscos são: tomate, melancia, omega 3, soja, entre outros.
Os alimentos que deveriam ser retirados da mesa seriam embutidos, como salsicha, linguiça, salame, mortadela e presunto, por causa dos riscos bem aumentados para o câncer de intestino. As gorduras também devem ser controladas na alimentação.
No próximo sábado, haverá um dia de combate ao câncer de pele, que é o mais comum entre os brasileiros.
Uma dieta equilibrada é o ponto principal. Cinco porções de frutas e verduras são importantes diariamente, além de arroz, feijão e uma proteína de preferência branca, como peixe ou frango e uma fruta como sobremesa. A próxima oficina acontece no dia 19 de Dezembro, sobre anemia.
O site do hospital é onde as pessoas podem encontrar mais informações sobre as oficinas.
Fonte: Alimentos podem ajudar a prevenir câncer de intestino e de estômago por TV Brasil