Pular para o conteúdo

Insuficiência renal em pets: Saiba mais sobre a doença e seus sintomas

Insuficiência Renal em cães e gatos

Olá pessoal, hoje eu quero falar com você que tem um cão ou gato que sofre de insuficiência renal. A insuficiência renal é a segunda maior causa de mortalidade em cães e gatos no mundo e ainda é um pouco menos desenvolvida na medicina veterinária do que na medicina humana.

A primeira coisa que a gente tem que entender é que o rim não fica doente e sozinho. Se o rim não está funcionando adequadamente, não importa se ele é um cão ou gato, se é crônico ou agudo, é porque estão ocorrendo outros insultos renais. Esses insultos renais são outras doenças que o organismo tem e que acabam atacando o rim e causando um mal funcionamento renal.

Então, a primeira coisa que você tem que pensar é se o animal está em insuficiência renal. Ele provavelmente têm outras doenças subjacentes que estão afetando. Assim, o médico veterinário deve pesquisar não só a insuficiência renal, mas quais motivos estão causando esse rim não funcionar adequadamente. Já lembrando que o rim não fica doente e sozinho. A gente precisa fazer o diagnóstico mais adequado possível e por isso, quando o seu animal tem insuficiência renal e o seu clínico veterinário não consegue resolver o problema em dois a três dias, você deve procurar um nefrologista veterinário mais próximo de você.

O nefrologista é a pessoa mais indicada a entender o que está acontecendo com esse rim do seu cão ou do seu gato e entender o por que isso está acontecendo, que doenças estão atacando. Assim, uma vez que a uréia esteja com mais de 100 miligramas por decilitro ou a creatinina esteja com mais de três miligramas por decilitro, seu animal pode estar mal tecnicamente, mas ele pode estar muito bem clinicamente, não significa que ele esteja bem.

É importante que você procure um nefrologista veterinário e em muitos casos é muito importante começar com a hemodiálise para retirar essas toxinas que estão acumuladas. Quando o rim não funciona bem, faz com que muitas toxinas se acumulem no corpo e são essas toxinas que vão atacar o estômago, o cérebro, o pulmão, o sistema nervoso periférico e acabam trazendo o óbito do paciente.

Pra que serve a hemodiálise? Para curar o rim? Não é mundial e não culpo ninguém, mas é o melhor aliado para tirar essas toxinas de forma que a gente ganhe tempo para diagnosticar corretamente a doença renal. Por exemplo, se ele é um paciente perde renal, ou seja, um paciente pouco renal, diagnosticado seria um paciente oligúrico, anúrico, poliúrico. Ou seja, está produzindo pouca urina ou muita urina e procurar diagnosticar as causas desse insulto. A hemodiálise vai tirar essas toxinas que estão levando seu animal a entrar em crise e ganhando tempo para que você trate o rim adequadamente e comece a tratar o que fez o rim ficar doente.

Lembrando que a hemodiálise não é um procedimento para ser feito para sempre, ele é temporário, só para tirar o seu animal da crise. Não importa se é um paciente crônico ou agudo, é importante entender que os pacientes crônicos podem viver bem, mas se eles agudizarem, uma hemodiálise deve ser feita para ajudar a tirá-lo da complicação.

Espero ter ajudado, contem sempre com a gente. Estamos sempre aqui. Um abraço até a próxima.

Fonte: Insuficiencia renal em cães e gatos: Entenda a doença por Renalvet Nefrologia Veterinária