Pular para o conteúdo

Prevenção da doença da cantora Symoni: Dicas do Dr. Fernando Lemos – Planeta Intestino.


No nosso Giro dos Famosos, nós mostramos o caso da cantora Simone, que está numa luta contra um câncer no intestino. Esse assunto tem gerado muitas dúvidas, já que aos 45 anos, um câncer no intestino é um problema que muitas pessoas não tinham conhecimento sobre. Por isso, convidamos o especialista, Dr. Fernando Lemos, para trazer mais informações e orientações sobre esse tema.
No nosso país, o câncer no intestino já é o segundo câncer mais comum em homens e o terceiro mais comum em mulheres, depois do câncer de mama. Por isso, é um problema que precisamos estar atentos. A questão é que as pessoas esperam sintomas para procurar ajuda. Mas, na verdade, é importante estar atento a mudanças no hábito intestinal, como uma alteração no estilo de defecar, fezes afiladas como fita, sangramento eventual, perda de peso sem causa aparente, anemia e dor abdominal.
É importante lembrar que esses sintomas não são 100% indicativos de um câncer no intestino. Na verdade, quando os sintomas aparecem, muitas vezes o câncer já está avançado. Por isso, o segredo é fazer um diagnóstico precoce e investir em prevenção, pois não salvamos as pessoas com informação de qualidade e comprovação científica.
Existem muitos fatores de risco para o câncer no intestino, como a idade acima de 50 anos, sedentarismo, obesidade, doença inflamatória intestinal, diabetes não controlado, consumo de carne vermelha acima de 500 a 700 gramas por semana, dieta pobre em fibras e rica em embutidos, enlatados e alimentos defumados. Além disso, o consumo excessivo de álcool também pode ser um fator de risco.
A colonoscopia é um exame preventivo do câncer de intestino e deve ser realizado a partir dos 45 anos em todas as pessoas. Caso haja histórico de câncer de intestino na família ou a presença de sintomas, mesmo que antes da idade recomendada, o exame deve ser realizado mais cedo. A colonoscopia é a chave para diagnosticar o câncer de intestino em estágio inicial, quando ainda pode ser curado.
Lembrando que o câncer no intestino pode não dar sintomas e, nesse caso, o diagnóstico pode ser feito por meio de exames de rotina ou investigação de outras doenças. O tratamento principal do câncer de intestino é a cirurgia, mas caso já tenha se espalhado para outros órgãos, pode ser necessário fazer quimioterapia e radioterapia.
Dr. Fernando Lemos é especialista no assunto e ainda tem um canal no YouTube, chamado Planeta Intestino, que traz muitas informações úteis para a conscientização sobre várias questões relacionadas ao intestino. Ele gentilmente atendeu o nosso pedido e voltará no próximo mês para falar mais sobre esses assuntos. A informação é uma grande arma contra o câncer e todos nós podemos contribuir para a prevenção.
Fonte: Como evitar a doença da cantora Symoni ? Dr.Fernando Lemos – Planeta Intestino por Dr. Fernando Lemos – Planeta Intestino