Olá! Você sabia que a Doença de Alzheimer é uma enfermidade neurodegenerativa, herdada e progressiva, que afeta as funções cognitivas? Sua principal característica é a perda de memória. No Brasil, existem cerca de 15 milhões de idosos, dos quais 6% sofrem com a doença. Em todo o mundo, existem, aproximadamente, 15 milhões de idosos com a doença e, segundo o Ministério da Saúde, as mortes decorrentes da patologia serão de cerca de 500% em todo o Brasil.
Mas você sabe quais são as fases da Doença de Alzheimer? Vamos lá!
– Estágio 1: o idoso se perde facilmente, tem dificuldade de lidar com dinheiro e pagamento de contas, repete perguntas ou pedaços de conversa fora do contexto e leva mais tempo para concluir as tarefas de sua rotina. Além disso, perde ou extravia frequentemente seus itens. Esse estágio pode durar de dois a quatro anos.
– Estágio 2: é o estágio moderado. O idoso começa a apresentar problemas para completar as tarefas do seu dia a dia, como, por exemplo, se vestir. Também aumenta a perda da memória para eventos recentes, bem como a história pessoal. A confusão e mistura de memórias do passado e do presente se torna comum. O idoso pode ter um comportamento impulsivo e adesivo, e tende a vaguear. Tem dificuldade em reconhecer pessoas próximas ou familiares e perde a capacidade de ler e escrever. A duração desse estágio costuma ser a mais longa, de dois a três anos.
– Estágio 3: o mais grave. O idoso começa a apresentar incapacidade de reconhecer qualquer um, inclusive a si mesmo. A comunicação é reduzida e ele tem apenas movimentos ou gestos. Perde o controle sobre suas funções corporais, como engolir, ter controle de intestino e bexiga, e tem redução maior da memória, que se torna quase inexistente. Esse estágio pode durar de um a três anos.
Agora que você já sabe sobre os estágios da Doença de Alzheimer e a complexidade de cuidados que um idoso que tem a doença necessita, não perca nossas próximas postagens. Até lá!
Fonte: Doença de Alzheimer: como são os estágios da doença? por Home Angels Vídeos