Pular para o conteúdo

Desafios do cuidador na doença de Alzheimer: como lidar?

Doença de Alzheimer – Episódio 3

Perspectivas e Desafios

No terceiro e último episódio da série, vamos falar sobre as perspectivas para a doença e quais são os desafios que Augusto enfrenta ao cuidar da esposa com a doença de Alzheimer.

Informei economia, sou economista e atualmente a minha profissão é ser cuidador. A preocupação em entender a doença levou a um simpósio e vi que através desse simpósio eu obtive o maior número possível de informações. Procurei a BRAZ e vi que tinha um curso de cuidador e eu fui fazer o curso de cuidador. Eu achava que esse curso ia me trazer muito mais informações e mais prática daquilo que eu precisava pra cuidar da minha mulher. Você tem todos os tipos de coisa em relação ao tratamento, a primeira é o tratamento medicamentoso.

  • O tratamento medicamentoso disponível atualmente visa corrigir o défice de um mensageiro químico que causa a doença da tiu colina.
  • Nesse sentido, ele pode trazer uma melhor assintomática por algum tempo. Infelizmente, com a progressão da doença, a resposta vai ser perdida.
  • A outra parte negligenciada é a reabilitação, que é treinar a pessoa para tentar mantê-la mais independente possível pelo maior tempo possível.

A doença de Alzheimer muda a pessoa, ela não é mais aquela pessoa amorosa, linda. Ela continua linda, mas aquele jeito dela de falar com você vai se modificando e isso ocasionou um impacto muito grande numa dificuldade de entender e até mesmo de compreender. Eu chorava, chorava porque eu não tinha como sair daquele encurralado. E assim, os grupos de apoio da BRAZ têm duas funções prioritárias.

  • Uma é fornecer informação e outras formas de apoio social emocional.
  • A outra é proporcionar troca de experiências e informações, para que os familiares possam lidar melhor com a doença.

Com informação, as pessoas começam a se acalmar e percebem que aquilo que achavam impossível tem solução. Eu costumo pensar o seguinte: o planeta da minha mulher é uma estrela está desaparecendo, está indo embora. Tudo aquilo que ela construiu durante a vida desapareceu. E agora, no meio dessa falha, não saber quem é a pessoa, eu quero dizer para que as pessoas: essa mensagem tem muito amor, muito amor, muito amor. Nessa base, você tem que entender que aquela pessoa é uma dependência, ela está dependente. Se você não tiver muita morosidade, todos vão sofrer mais do que ela. Ela não está mais à frente, quem vai sofrer são vocês. Então, busque conhecimento, procure lugares onde você possa entender e multiplique essa informação, mas tenha amor por aquela pessoa que tem que ser considerada a pessoa mais importante da casa.

Encerramos aqui a série Doença de Alzheimer. Nos vemos no próximo episódio especial sobre a saúde da criança. Até lá.

Fonte
Os desafios da doença de Alzheimer para os cuidadores por EMS Farmacêutica