Pular para o conteúdo

7 Dicas para prevenção da meningite – Proteja sua saúde e de sua família

Meningite: tipos, sintomas e prevenção

Na semana passada, o repórter mostrou com exclusividade o caso de um aluno do Colégio Cesas diagnosticado com meningite. Isso chama a atenção porque a doença pode ser contagiosa e levar à morte, por isso a ocorrência de casos ou suspeitas da doença devem ser notificados imediatamente às autoridades competentes. Vamos saber mais sobre os tipos de meningite e as formas de prevenção, na reportagem de Natália Mendes.

Tipos de meningite e sintomas

De acordo com o Ministério da Saúde, os casos de meningites são esperados ao longo de todo o ano. Os principais sintomas são:

  • Febre alta
  • Dor de cabeça
  • Vômito
  • Náuseas
  • Rigidez na nuca
  • Manchas vermelhas na pele

A meningite é uma inflamação nas camadas que revestem o cérebro. A meningite pode ser causada por uma infinidade de agentes infecciosos. Em geral, a maior preocupação é com a meningite meningocócica, porque ela pode causar casos graves e que evoluem muito rapidamente. Nos cinco primeiros meses deste ano, foram registrados mais de 4 mil casos de meningite em todo o país, que resultaram em 312 mortes. Aqui no DF, já são seis casos no ano, sendo um do tipo B e cinco do tipo C, o mais comum.

Prevenção

Para evitar o contágio, algumas dicas são importantes:

  • Evite aglomerações e locais fechados
  • Mantenha os ambientes bem ventilados
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal
  • Cubra a boca ao tossir ou espirrar
  • Lave as mãos com frequência

Mas a forma mais eficaz de prevenir a doença é por meio da vacina. Cinco vacinas que fazem parte do calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde protegem contra alguns tipos de meningite: a pentavalente, a BCG, a pneumocócica, a tríplice viral e a vacina para o tipo C da doença, chamada de meningocócica C. Para se imunizar contra outras formas de meningite, como as dos tipos A, B, W e Y, é preciso pagar pelas doses ofertadas pela rede privada.

Em clínicas do DF, a vacina quadrivalente, que cobre os sorotipos A, C, W e Y da meningite causada por bactéria, pode ser encontrada por pouco mais de R$ 300. Já a vacina que protege contra o tipo B é bem mais cara, custa em média R$ 660. A Sociedade Brasileira de Pediatria e de Imunizações recomenda o uso da vacina não somente para os bebês, mas também para o adolescente.

As vacinas que estão disponíveis na rede pública protegem contra os tipos de meningite que mais circulam em território nacional nas últimas décadas. A meningite meningocócica mais frequente no Brasil tem sido a meningite pelo meningococo tipo C, por isso essa vacina foi incorporada no calendário brasileiro, aproximadamente há 10 anos.

Neste período, a meningite tipo C foi caindo bastante, com isso outras meningites que não chamavam atenção passaram a ser identificadas também, mas ainda não há uma preocupação tão grande com elas, exceto em situações específicas da ocorrência de surtos, ou seja, de um número de casos aglomerado em que um tem relação com o outro, acima do que é esperado para aquela época do ano para aquela população.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que a inclusão de novas vacinas passa por documentos, estudos que comprovem evidência clínica, eficácia e eficiência dos produtos como estratégia de saúde pública. De acordo com a pasta, ainda não há nenhum pedido de incorporação da vacina para a meningite tipo B no SUS.

A Secretaria de Saúde do DF também informou que o abastecimento de vacinas está normalizado na rede pública.

Fonte
Saiba como se prevenir da meningite por TV Brasil