Pular para o conteúdo

Prevenção da meningite meningocócica: saiba mais sobre a doença.

A meningite é uma doença grave que pode ser prevenida

A cada ano, a meningite registra mais de 1 milhão de novos casos no mundo, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde. Embora seja uma infecção grave que pode deixar sequelas, existem formas de preveni-la, sendo a vacinação a melhor medida de proteção.

  • Evite aglomerações
  • Mantenha os ambientes ventilados e limpos
  • Adote uma higiene pessoal adequada

A meningite meningocócica é uma doença bacteriana que afeta principalmente crianças, mas também pode atingir adultos. Sua transmissão ocorre por meio das gotículas ou secreções respiratórias, como tosse, espirro ou beijo. Mesmo pessoas assintomáticas podem transportar as bactérias no nariz e garganta, podendo contaminar outras pessoas.

Os sintomas da meningite incluem pescoço rígido, febre, sensibilidade à luz, confusão mental, dores de cabeça e vômito. Um em cada cinco sobreviventes pode ter sequelas permanentes, como amputações de membros e surdez.

Vacinação

Além de adotar hábitos de prevenção, é possível se proteger por meio da vacinação. Existem vacinas contra os 5 tipos mais comuns da doença: A, B, C, W e Y. É importante consultar o pediatra para saber se a carteira de vacinação está em dia, mesmo que o filho já tenha sido imunizado.

Levantamento realizado pela Ipsos Mori, sob encomenda da farmacêutica GSK, apontou que quase 60% dos brasileiros desistiram ou adiaram algum compromisso de saúde dos filhos devido ao isolamento social. Por isso, os pediatras alertam para a importância de não deixar a vacinação para depois, principalmente neste momento em que muitas cidades já iniciaram o retorno gradual às atividades.

Mantenha a prevenção mesmo durante o período de pandemia. É fundamental cuidar da saúde dos filhos e prevenir a meningite.

Fonte
Meningite meningocócica: conheça a doença e a importância da prevenção | Tá Explicado por Jovem Pan News