Coqueluche: uma doença grave que assusta mães e médicos
Quem vê o pequeno Michel assim, saudável, segurando com toda a força o microfone, imagina o que ele passou. Há sete meses, ficou quase 40 dias internado. A doença deixou a mãe angustiada e os médicos preocupados. A criança estava com o peluche, a lembrança da mãe vem carregada de emoção.
“Sofri demais porque assim, mas nem que fosse alguma coisa grave, quando falar, pedir pra mim e povoamento pedia para não ficar separada das outras crianças. Mas não imaginei que fosse tão grave que poderia deixar meu filho a situação que ele ficou, cheia aparelho, incluindo ze du. Naquela situação, enxada por causa dos antibióticos, governo meu filho praticamente morto, porque lá eles não dão uma esperança pra gente. O médico falava mesmo assim, olha seu filho, onde teve uma parada cardíaca, de hoje para amanhã você vai se preparando, é não sei se o filho sair vivo daqui”
Michel está totalmente curado, mas em 2012 no Espírito Santo, outras crianças não tiveram a mesma sorte que ele. Oito bebês com menos de quatro meses de idade já morreram vítimas da coqueluche. O estado já decretou o surto da doença, que é contagiosa e preocupa, pois traz sérias complicações principalmente em crianças com menos de quatro meses.
Os doses da vacina filipe, as três doses iniciais são dadas aos dois, quatro e seis meses. Essas crianças então ainda nem estavam em idade de estarem imunizadas. Nos 68 municípios do estado, 50 já registraram a doença. São 354 casos confirmados. Por isso, o governo quer conscientizar a população.
Além das crianças com menos de quatro meses, outro grupo de risco também preocupa. A vacina confere uma imunidade em média de dez anos, depois dos adolescentes e adultos precisam de ficar atentos às manifestações da coqueluche. Os adultos também estão passíveis de adoecer, precisam de se cuidar de si. O médico vai prescrever o tratamento adequado e é pra gente tentar cortar essa transmissão, principalmente para esses bebês que você falou que foram as vidas que a gente perdeu no Espírito Santo.
Bebês com menos de quatro meses, os sintomas da coqueluche são tosse seca e prolongada, vômito após a tosse e excesso de falta de ar. Eles são mais vulneráveis, é mais difícil de tucci porque tem uma secreção espessa, tipo clara de ovo. A tosse uma tosse intensa, vários acessos de tosse entre uma inspiração e outra e é por isso a criança se agrava, precisa de internações longas e muitas vezes infelizmente elas morrem porque a coqueluche é uma doença grave nos bebês e pode matar.
É pra você os vê tudo saudável, recuperado, curado. Agradeço muito a Deus, muito mesmo, em Deus meu filho de novo. Sempre falo que ele tem duas datas de aniversário, foi no dia que recebeu alta do hospital e 2 de fevereiro.
- A coqueluche é uma doença grave que assusta mães e médicos
- Em 2012, oito bebês com menos de quatro meses morreram vítimas da doença no Espírito Santo
- A vacina confere imunidade em média de dez anos
- Os adultos também estão passíveis de adoecerem
- A coqueluche pode matar
Fonte
Oito crianças morreram de coqueluche aqui no Estado por Tribuna Online