Pular para o conteúdo

Papanicolau: entenda o resultado do exame preventivo de câncer de colo do útero


A doutora saiu! O laudo do meu exame de preventivo escreveu um monte de coisa ali. Meu Deus, o que que eu tenho? Pode me ajudar em alguma coisa grave? Esse vídeo eu resolvi fazer com base nas milhares de dúvidas que eu já recebi de mulheres do Brasil inteiro com dúvida nos seus exames de preventivo.
E aí, nesse vídeo, eu vou ensinar algumas coisas que você precisa saber para analisar o seu exame de preventivo, mas sempre lembrando que todo o exame tem que ser analisado com a clínica. Então, é muito importante, é imprescindível que você leve esse exame para pessoa que tá acompanhando.
A primeira coisa que precisamos saber é qual o grande objetivo do exame de preventivo, também chamado em alguns lugares do Brasil de Papanicolau. O principal objetivo desse exame é detectar lesões antes de virar câncer do colo do útero. Então, são lesões precursoras do câncer de colo idosos, são lesões que quando a gente detecta nessas fases, a gente consegue tratar ou até mesmo bom. E isso não vai virar câncer se você fizer o tratamento direitinho.
Então, vamos lá. Vou deixar aqui um exame de preventivo para vocês verem. É um modelo de um exame de preventivo normal e o que a gente busca quando a gente bate o olho que a gente busca de principal é o que diz ali mais no final do Aldo, geralmente, que é ausência de lesões sugestiva de malignidade, ausências de lesões, lesões neoplásicas, negativo para malignidade. Então, são várias as formas de se falar a mesma coisa, mas quer dizer não tem células que podem sugerir alterações anormais que possam virar câncer do colo do útero, mas claro existem outros pontos que a gente analisa no exame, tá?
Então, a primeira coisa quando a gente também olha o exame preventivo, olhar se o material ele tá deitado geralmente. Pessoal, nesse quando a gente fala de adequabilidade do material, depois vão aparecer as características da análise, então a presença de alterações das células que podem ser presença de inflamação e seus diversos graus, desde grau leve até grau moderado, um grau mais grave, ou então também pode aparecer a microbiologia da flora vaginal e geralmente aparecem as bactérias na questão tanto as saudáveis, então, que vão proteger a gente contra infecções com os lactobacilos ou então podem aparecer bactérias ou até mesmo fungos, né, que vocês podem sugerir inflamações como a presença da Gardênia. Ela na vaginose bacteriana em também a acândida na candidíase.
O que eu queria dizer hoje, então, para vocês é claro que você precisa ter um conhecimento sobre o exame de preventivo, mas é imprescindível que você pega esse exame que você coletou com esse profissional, é de que cortou o Exército e leve para ele ver porque essa avaliação ela minuciosa lá precisa de um treinamento, né? As vezes a gente se assusta com um diagnóstico que tá escrito ali e aqui é muito eu de coisa e muitas vezes não é praticamente nada, então não fique na dúvida, leve esse exame para quem coletou. Tá claro que se precisar ajuda de um especialista, a gente tá aqui para auxiliar. Mas o que eu queria dizer para vocês, eu até tenho um vídeo sobre o que fala sobre a alteração dos exames de preventivo. Foi com base nesse que eu recebi muitas dúvidas que eu quero dizer para vocês que a maioria dos resultados do exame de preventivo que as minhas pacientes pacientes. Não me assistência nas pacientes do Brasil aí que acabam recorrendo a internet para pesquisar se assustam, na maioria dos casos, não é nada, mas precisa sempre bom então junto com a clínica de cada um tá?
Espero que eu tenha ajudado de alguma forma. Eu acredito que a gente precisa ter um conhecimento, mas esse conhecimento também a gente não pode achar nunca que sabe tudo, né? Um grande beijo e até o próximo.
Fonte: Entenda o resultado do Preventivo (Papanicolau) por florescer mulher ginecologia