Pular para o conteúdo

Miocardite: sintomas, causas e relação com a COVID-19.

Oi, hoje em dia tem-se falado muito em miocardite. Você já teve ou conhece alguém que teve? Sabe quais são os sintomas e os riscos? Nesse caso, preste atenção nesse vídeo porque é disso que eu vou falar.

Miocardite é a inflamação do músculo do coração, conhecido como miocárdio, que é responsável pela contração para bombear o sangue. Esse complexo trabalho do miocárdio de distribuir adequadamente o sangue oxigenado para o organismo é fundamental para a nutrição dos nossos órgãos e tecidos.

Para começar, vamos ver quais são os sintomas da miocardite. Os sintomas mais comuns são dor no peito. Em alguns casos, pode ocorrer febre. Raramente, em casos mais severos, pode acontecer arritmia, falta de ar, inchaço nas pernas e até mesmo morte.

O que causa miocardite? A miocardite aparece mais frequentemente após infecções, pode ser uma complicação dos quadros mais comuns de gripe até de infecções diretamente relacionadas ao coração, como febre reumática e doença de chagas. Os vírus são os microorganismos ouvidos nos quadros desta doença, destacando-se entre eles o Inter, os vírus e mais recentemente o tão falado com o vídeo 19. Além das causas infecciosas, que são as mais comuns, a miocardite também pode ocorrer em doenças autoimunes em que o nosso sistema imunológico, que é nosso sistema de defesa, passa a atacar o próprio corpo.

Se tiver esses sintomas, você deve procurar o médico para devida avaliação. E como é feito o diagnóstico? O diagnóstico depende do conjunto de sintomas, do exame físico com a ausculta cardíaca, que pode revelar arritmia ou sopro no coração, e da avaliação detalhada da história do indivíduo. De qualquer forma, a confirmação depende da realização de alguns exames laboratoriais e também do eletrocardiograma. Exames de imagem do coração, como ecocardiograma, ressonância magnética e cintilografia, também podem ser usados para avaliar a forma e o funcionamento desse órgão.

E qual é o tratamento? Nesse caso, o objetivo do tratamento é atenuar os sintomas, eliminar a inflamação e tratar os danos causados à função do coração, quando esses estão presentes. O uso de anti-inflamatórios ajuda a atenuar o processo inflamatório e também ajuda a melhorar a dor no peito. Para os danos causados à função do coração, o tratamento é semelhante ao da insuficiência cardíaca.

Entendidos sintomas, as principais causas, o diagnóstico e o tratamento, tem mais dois aspectos que eu quero destacar: o primeiro é a relação de miocardite e a Covid-19. Nunca se falou tanto de miocardite como agora, principalmente por ser um evento adverso raro relacionado à vacinação. Em 2019, alguns pais sentiram um risco de miocardite para não vacinarem seus filhos. No entanto, a chance de uma pessoa desenvolver uma inflamação do músculo do coração em decorrência da Covid-19 chega a 60 vezes maior do que pela vacina, segundo a Fundação Oswaldo Cruz. 75% dos casos de miocardite associados à vacina contra Covid-19 ocorrem em homens. A idade média dos afetados é por volta de trinta anos após a primeira dose e 24 anos após a segunda dose. Além disso, os casos de miocardite em crianças decorrentes da vacinação, além de muito raros, foram e sua grande maioria leves. É importante ressaltar que, devido à baixa frequência desse efeito adverso e da natureza benigna da apresentação clínica nos casos relatados, o benefício da vacinação supera grandemente o pequeno risco à ligação. O segundo é a prevenção. O que você pode fazer para diminuir o seu risco de ter miocardite? Medidas simples como dormir bem, boa alimentação (ou seja, uma alimentação saudável), uso exagerado de antibióticos, antiparasitários e antifúngicos, e sempre que possível, avaliação médica regular. E é claro, se tiver os sintomas que eu comentei, não deixe de procurar um médico, de preferência um cardiologista.

Esse é o objetivo do canal Dr. Ajuda: educação em saúde, informações em saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor.

Fonte: MIOCARDITE: O QUE É? SINTOMAS? QUAL RELAÇÃO COM COVID? por DOUTOR AJUDA