Pular para o conteúdo

Otite Média Aguda: Sintomas, Causas e Tratamentos – Tudo o que Você Precisa Saber

OTITE MÉDIA AGUDA: conheça mais sobre essa inflamação do ouvido

Olá, meu nome é Érica e sou médica otorrinolaringologista. Hoje vou falar sobre um tema super atual no inverno: otite média aguda.

  • O que é otite média aguda?
  • Quais são os fatores que predispõem a otite de repetição?
  • Quais são os sintomas da otite?
  • Como é feito o diagnóstico?
  • Qual é o tratamento?
  • Quais são as complicações?

O que é otite média aguda?

A otite média é a inflamação da parte média do ouvido. Na maioria das vezes, a criança tem um quadro de resfriado ou gripe e o catarro acaba migrando para dentro do ouvido, causando a inflamação e a infecção. Por isso, é tão associada a esses quadros de doenças respiratórias.

A criança, em especial, tem um caminho mais curto e horizontal, o que aumenta ainda mais a chance de contrair otite média aguda. Além disso, a ausência do aleitamento materno, o uso de mamadeira principalmente na posição deitada, pais fumantes e frequência em creches também predispõem a otite de repetição.

Quais são os sintomas da otite média aguda?

O paciente na maioria das vezes refere dor no ouvido, associado a febre e diminuição temporária da capacidade de escutar. Muitas vezes, pode vazar secreção do ouvido. Já nas crianças menores, que ainda não conseguem referir essas queixas, é comum apresentar febre, irritabilidade, vômitos e dor abdominal.

Como é feito o diagnóstico da otite média aguda?

O médico otorrinolaringologista pode visualizar a membrana do tímpano com o uso de um aparelho chamado otoscópio. Se a membrana estiver mais vermelha e abalada, é possível definir o diagnóstico de otite média aguda.

Qual é o tratamento da otite média aguda?

O tratamento é feito com antibióticos para evitar as complicações.

Quais são as complicações da otite média aguda?

As complicações incluem diminuição da capacidade de escutar, perfuração da membrana do tímpano, inflamação do labirinto (labirintite), tontura e até mesmo meningite, devido à proximidade com a região do cérebro.

Hoje em dia, com as vacinas para as bactérias que causam inflamações no ouvido, a otite tem reduzido muito o número de casos no consultório, mas ainda existe e precisa ser tratada precocemente. Se você tem essa queixa ou conhece alguém que possa se beneficiar desse conteúdo, não deixe de procurar um otorrinolaringologista.

Não deixe de curtir, compartilhar e marcar seus amigos para que mais pessoas conheçam sobre a otite média aguda.

Fonte
Otite Média Aguda por OtorrinoCentro