Pular para o conteúdo

Melhora da Sequela Neurológica: Quanto Tempo Leva?


Recebi uma pergunta de um paciente que perguntou sobre a recuperação após uma cirurgia de um tumor em uma área delicada, a qual ele não se recuperou após dois anos. Ele queria saber quanto tempo ele precisaria de reabilitação e se ainda poderia recuperar. Antigamente, era comum dizer que após seis meses ou um ano, se houvesse uma sequela, não conseguiria mais recuperar. O objetivo era gerenciar a expectativa do paciente sobre a sua recuperação. No entanto, nos dias de hoje, esse conceito mudou muito. Embora saibamos que, uma vez que um neurônio morre, não conseguimos duplicá-lo, ainda é possível que outras áreas substituam e cumpram a função do neurônio danificado. A fisioterapia, terapia ocupacional e outras técnicas de reabilitação também têm ajudado muito nesse processo.
Embora não possamos garantir que a pessoa vai recuperar completamente, a reabilitação pode torná-la melhor funcionalmente. O objetivo não é fazer o braço ou perna voltar a 100%, e sim fazer a pessoa melhorar em suas atividades diárias. A ideia de que depois de seis meses o paciente não irá mais recuperar por completo não existe mais. A neuroplasticidade nos mostra que outras áreas cerebrais podem cumprir a função do neurônio danificado. Mesmo após anos da cirurgia, a pessoa pode começar a apresentar melhoras na qualidade de vida.
Cada médico tem sua maneira de explicar a situação e gerenciar as expectativas do paciente. O importante é entender que, quanto mais tempo passa, menor é a expectativa de uma recuperação completa. Por exemplo, se o paciente sofreu uma lesão motora e apresenta fraqueza após a cirurgia, as chances de recuperação total são grandes nos primeiros dias, mas se isso persistir por 11 meses, é difícil recuperar completamente. Mas isso não significa que a reabilitação deve ser abandonada, pois a pessoa pode continuar melhorando funcionalmente com o tempo.
É essencial entender essa balança entre a expectativa do paciente e o tempo de recuperação. O paciente cirúrgico, muitas vezes, fica ansioso sobre o grau de melhora e quanto tempo ele precisa continuar a reabilitação. O importante é explicar a situação de forma clara e tranquilizar o paciente sobre as possibilidades de melhora.
Fonte: Sequela Neurológica pode melhorar ? Quanto tempo ? por Julio Pereira – Neurocirurgião