Pular para o conteúdo

Entenda o tremor essencial: nem sempre é doença de Parkinson – Dr. Saulo, neurologista.

Tremor Essencial

Hoje vou falar um pouquinho pra vocês sobre o tremor essencial. É uma doença que é muito confundida com a doença de Parkinson. O tremor essencial é uma das principais causas de tremor e normalmente é o receio de quem tem o tremor essencial, exatamente esse: “Será que eu tenho uma doença de Parkinson?”

O que é o Tremor Essencial?

O tremor essencial é uma doença que normalmente começa por volta dos 40-50 anos, às vezes começa um pouco antes. É um tremorzinho que começa a incomodar nessa idade e vai piorando ao longo da vida. Em algumas pessoas, chega a ficar bastante importante, bastante incômodo, até algumas vezes incapacitante dependendo do caso. Muitas vezes existe uma relação familiar, uma história familiar que começou também por volta dessa faixa etária e foi piorando, mas algumas pessoas não têm ninguém mais na família que tem, só ela que tem esse tremor.

Principais Características do Tremor Essencial

  • É um tremor de ação;
  • Aparece quando a gente está movimentando os membros;
  • Normalmente, quando a mão ou um membro está em movimento, é quando o tremor mais aparece e mais incomoda;
  • Pode além das mãos, acometer outras partes do corpo;
  • Existe tratamento com remédios que aliviam muito bem esse tremor e permitem a pessoa ter uma vida inteiramente normal numa grande parte dos casos.

Tratamento

Existem remédios que aliviam muito bem esse tremor e permitem a pessoa ter uma vida inteiramente normal numa grande parte dos casos. A gente vai decidir se começa o remédio com a pessoa se aquele tremor está impactando muito negativamente na qualidade de vida dela. Às vezes, tem o tremor, mas a pessoa está convivendo normal com ele, não está incomodando tanto, a gente segura pra começar o remédio em um outro momento caso o tremor piore.

Fatores que Pioram o Tremor Essencial

Normalmente, quem tem o tremor essencial percebe que existe uma piora quando dorme mal, quando está muito estressada ou quando toma muito café. Ele é um tremor que melhora com álcool, o que é uma característica curiosa.

Diferença com a Doença de Parkinson

Lembrar que o tremor essencial não é a doença de Parkinson, é totalmente diferente. O jeito que o tremor se manifesta e o exame neurológico daquela pessoa no consultório são bem distintos. E lembrar que o Parkinson além do tremor tem um monte de outros sintomas.

Conclusão

Caso você tenha algum tremor, lembre-se que o melhor médico para procurar é sempre um neurologista.

Fonte
Tremor é sempre doença de Parkinson? Neurologista Dr Saulo explica Tremor Essencial por Neurologia e Psiquiatria