Pular para o conteúdo

Melanoma: Sintomas e Tratamentos para Câncer de Pele nas Mãos e Pés

Melanoma acral

O melanoma acral é uma doença rara e agressiva, que se apresenta como um tipo de câncer de pele. Existem três tipos principais de câncer de pele, sendo os mais comuns o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular, além do melanoma cutâneo.

  • O carcinoma basocelular é o mais comum e está relacionado à exposição solar;
  • O carcinoma espinocelular também é comum e está relacionado à exposição solar;
  • O melanoma cutâneo é um tipo raro de câncer de pele, que pode ser agressivo e apresenta um potencial de metástase.

O melanoma acral é uma subcategoria do melanoma cutâneo e é caracterizado pelo seu crescimento na profundidade da pele, o que o torna mais propenso a se espalhar para outros órgãos. Este tipo de melanoma pode aparecer em áreas não expostas ao sol, como nas palmas das mãos, solas dos pés e debaixo das unhas.

O tratamento do melanoma acral inclui cirurgia e segue os mesmos princípios do tratamento do melanoma cutâneo. Embora a cirurgia possa ser mais complicada em casos de melanoma acral, o prognóstico é semelhante ao do melanoma cutâneo comum.

É importante destacar que o melanoma acral não está relacionado à exposição solar e pode ocorrer em pessoas de pele mais escura. Um exemplo conhecido é o cantor Bob Marley, que faleceu em decorrência de um melanoma acral em seu dedo do pé.

Portanto, é fundamental que sejam realizados exames periódicos da pele e que qualquer alteração seja avaliada por um médico especialista.

Fonte
CÂNCER DE PELE | Existe Melanoma do dedo da mão e do pé por Dr. Felipe Ades MD PhDliveBroadcastDetails{isLiveNowfalsestartTimestamp2021-04-20T140016+0000endTimestamp2021-04-20T140620+0000}