Acapsulotomia por YAG laser: o que é e como funciona?
A cirurgia de catarata é um processo comum para a remoção da lente embaçada, mas após o procedimento, pode ser que ocorra um embaçamento gradual na visão, novamente. Essa situação é conhecida como opacificação da cápsula posterior, que pode ser resolvida com a capuslotomia por YAG laser.
O YAG laser é um equipamento utilizado para fazer um orifício na cápsula posterior – a membrana que sustenta a lente intraocular – com o objetivo de eliminar o embaçamento. O procedimento não é invasivo e não requer internação hospitalar. É feito no consultório do oftalmologista e dura cerca de cinco minutos.
A capuslotomia por YAG laser é realizada sob anestesia tópica, em que o médico utiliza um colírio anestésico para insensibilizar o olho. Durante o processo, o paciente é posicionado na frente do aparelho de YAG laser, enquanto o oftalmologista direciona o laser para a cápsula posterior. O procedimento é indolor e seguro, evitando a necessidade de outro processo cirúrgico.
Após a cauterização da cápsula, o paciente pode retornar às atividades normais no mesmo dia, mas precisa adotar uma rotina de medicação prescrita pelo médico por alguns dias para evitar inflamações e dores.
A acapsulotomia por YAG laser é um procedimento efetivo e de baixo risco que oferece uma solução rápida para a opacificação da cápsula posterior, ajudando a garantir que a visão permaneça clara após a cirurgia de catarata.
Lembre-se sempre de consultar um oftalmologista antes de tomar qualquer decisão relacionada à sua saúde ocular.
Gostou do artigo? Deixe seus comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar essas informações com seus amigos e familiares.
E não deixe de se inscrever em nosso canal do YouTube para receber mais conteúdos exclusivos sobre saúde ocular.
Fonte: A Limpeza Da Lente é Obrigatória Após a Cirurgia De Catarata por Dra Claudia Del Claro – Oftalmologista