Pular para o conteúdo

Intolerância à Lactose: Causas e Efeitos na Perda de Peso


Olá! Eu sou o Dr. Eduardo Usuy e nesse vídeo vou explicar sobre intolerância à lactose. Esse é o  primeiro vídeo de uma série detalhada que estamos gravando. Aqui nós vamos falar sobre o que é a intolerância à lactose, se isso faz mal e por que as pessoas têm intolerância à lactose.
Bom, a lactose é o açúcar do leite, é uma molécula grande que o corpo não consegue absorver pelo tamanho e precisa quebrar em partes pequenas. Essa quebra, desse açúcar grande, acontece no começo do intestino através de uma enzima que o nosso organismo produz, que se chama lactase. É a enzima que quebra a lactose, que é o açúcar.
Quando a pessoa tem uma quantidade normal de lactase, da enzima, a pessoa ingere o açúcar, o organismo quebra o açúcar e utiliza aquilo na forma de glicose e galactose, ou seja, de energia para o funcionamento dos orgãos. Algumas pessoas têm uma produção menor ou até não tem a produção dessa enzima, que faz essa quebra. Então, quando a pessoa que tem intolerância ingere o açúcar do leite, aquela molécula grande não é absorvida, ela acaba passando direto e vai ter contato com as bactérias normais do final do nosso intestino. Esse contato das bactérias com esse açúcar, que normalmente teria sido absorvido lá em cima, vai provocar uma fermentação, produzir gás. Então, o primeiro sintoma é estufamento, gases, barulho na barriga e, dependendo da quantidade, pode fermentar e produzir substâncias que vão da dor, cólica e provocar uma diarreia.
Mas isso não agride o intestino, não machuca, não irrita, não traz nenhum problema sério. Claro que, a longo prazo, essa fermentação excessiva pode causar alterações da microbiota, da flora intestinal. Mas naquele momento, não causa uma agressão. Então, isso não é um problema grave que vá trazer consequências sérias para a saúde. Vai trazer desconforto.
Então, esta é a primeira questão: o que a gente precisa é ter certeza que a pessoa tem essa tolerância à lactose, orientar a dieta, retirar aqueles alimentos que tem mais lactose. Mas, se a pessoa não desejar, não há necessidade de excluir completamente a lactose, principalmente porque a lactose tem o leite e os derivados têm substâncias, vitaminas, proteínas e minerais que são importantes para nossa saúde. Então, simplesmente retirar completamente a lactose da dieta pode desequilibrar a alimentação e levar a deficiências nutricionais. Então é muito importante a gente ter um diagnóstico e fazer o tratamento correto.
Alimentos com baixa lactose vão emagrecer a pessoa? Não. Não vai fazer diferença. Uma dieta sem lactose não é uma dieta para emagrecimento. Até o contrário, dependendo da quantidade, porque é um açúcar, tem calorias, pode até engordar mais a pessoa.
Então a gente sabe que tem alguns tipos de intolerância à lactose. Existe um tipo mais raro, quando a pessoa nasce geneticamente sem a enzima que digere o açúcar do leite, isso geralmente é diagnosticado na infância, logo que o bebê começa a mamar, porque ele começa a ter sintomas de diarreia importante. Para os adultos, é muito mais comum que a pessoa já tenha essa tendência para uma diminuição acelerada dessa enzima que digere o leite. Isso é mais comum nos indivíduos de raça de origem asiática e de origem africana. Os europeus têm uma tendência menor, uma incidência menor de intolerância à lactose. Mas isso numa população como a nossa, do Brasil, com uma miscigenação grande, acaba não tendo papel muito importante.
Outra forma de intolerância à lactose é aquela adquirida depois de uma agressão do intestino, por exemplo, de uma infecção intestinal. Comer uma comida contaminada com bactérias ou vírus, ter uma diarreia violenta e piorar a intolerância à lactose, ou desenvolver uma intolerância à lactose, que pode ser temporária, depois o organismo se recupera ou, algumas vezes vai desencadear, aquilo vai ser o gatilho de uma intolerância à lactose que já estava programada para acontecer.
Uma coisa muito importante e interessante é que a maioria das pessoas começa a ter essa diminuição da enzima no final da infância, na idade pré-escolar. Então quando as crianças começam a ficar mais velhas, por volta dos 7 até os 12 anos, onde ocorre o maior declínio da intolerância à lactose, ainda é mais comum apresentar esses sintomas. Ao longo da vida isso pode ser pior. Mas, não quer dizer que, quanto mais velho, maior a incidência de intolerância à lactose. É mais comum ao longo da vida que esses sintomas vão se identificando, por conta desses problemas que eu falei.
Então nos próximos vídeos a gente vai falar sobre quais são os sintomas, como saber se a pessoa tem, como investigar e quais são os exames. Como é o tratamento e o que pode acontecer a longo prazo. Se inscreva no canal e fique ligado, a gente vai postar os vídeos logo em seguida.
Fonte: Intolerância à Lactose Emagrece? | O que é? | Causas por Dr. Eduardo Usuy Jr.