Pular para o conteúdo

Trombose Venosa Cerebral: Causas, Sintomas e Tratamento.


Trombose Cerebral – Entenda o que é e como acontece
Muitas pessoas não sabem sobre a trombose cerebral, por isso vamos explicar aqui para vocês entenderem melhor. Então, o que acontece dentro da cabeça da gente? Nós temos artérias e veias. Uma das características do cérebro é que ele precisa de muito sangue, o sangue leva a glicose, leva oxigênio e leva substâncias para dentro da mesma forma que o sangue chegue, ele tem que sair para algum lugar. Esse sangue é utilizado para alimentar os neurônios e também as células da glia, que são as células que dão suporte aos neurônios. Depois dessa alimentação, pega a glicose, pega o oxigênio, ele tem que voltar, e esse sangue volta pelos seios cerebrais, em seguida, por essas partes vermelhas que são os seios venosos. Muitas vezes, por algum motivo, a trombose venosa enche e entope, e a ideia da trombose é justamente isso, não tem para onde sair, e isso é a trombose.
Mas você pode perguntar, por que acontece uma trombose cerebral? Qual o motivo que leva a isso? Existem vários fatores, mas um dos mais comuns é o uso de anticoncepcionais pelas mulheres, principalmente as jovens. As mulheres que tomam anticoncepcional e têm fatores genéticos relevantes para ter trombose têm essa característica. O anticoncepcional modifica uma série de coisas e acaba sendo um remédio que pode ocasionar trombose. Isso não significa que todas as mulheres que tomam anticoncepcionais terão trombose, mas algumas podem ter.
No caso de uma trombose do seio, muitas vezes suspendemos o anticoncepcional, e é necessário dar um anticoagulante para o sangue ficar mais fino e circular. Na maioria das vezes, isso não chega a ser grave. Casos graves podem acontecer, mas a maioria dos pacientes começa a ter dor de cabeça, olhamos e vemos que está inchado e trombosado, começamos com anticoagulante e, algumas vezes, raras, precisa-se de uma intervenção endovascular. Em algumas vezes, muito raras, acontece o infarto venoso, que é grave e pode exigir a compressão do osso para o cérebro ter espaço, mas isso é raro de acontecer.
Basicamente, essa é a compreensão da trombose cerebral e as causas mais comuns. Esperamos ter ajudado.
Fonte: TROMBOSE VENOSA CEREBRAL: O que é, sintomas, causas e tratamento por Julio Pereira – Neurocirurgião

Marcações: