Pular para o conteúdo

Neuroplasticidade cerebral infantil e autismo – entenda


texto.

Autismo e Neuroplasticidade – Como a intervenção precoce pode ajudar no desenvolvimento

Olá! Eu sou o Dr. Bianor, neuropediatra de referência do Instituto Farol. Hoje vamos falar sobre a neuroplasticidade e como ela afeta o desenvolvimento de crianças autistas.

Neuroplasticidade é a capacidade do cérebro de se adaptar e se moldar diante de novas experiências. O cérebro de uma criança pequena tem uma plasticidade muito grande e é moldado pelo ambiente e pelos estímulos que recebe. É como uma massinha de modelar, que quando é nova podemos modelar como quisermos, mas com o tempo ela fica dura e não é mais possível mudar sua forma.

Do mesmo modo, o cérebro atua da mesma forma. Quanto mais nova a criança, mais fácil é moldar seu cérebro através dos estímulos recebidos. Cada estímulo é transformado em impulso nervoso e ativam diversas áreas do cérebro, fortalecendo as conexões e ajudando no desenvolvimento de habilidades.

Essas habilidades incluem a aprendizagem da linguagem, interação social e comportamentos adequados. Por isso, diante de um diagnóstico de autismo ou suspeita de autismo, é mandatória a iniciação da intervenção precoce. Os estímulos positivos serão transformados em potencialidades cerebrais e proporcionarão um melhor desenvolvimento para a criança.

Lembre-se, quanto mais precoce a intervenção, maior a neuroplasticidade cerebral da criança e melhores serão os resultados. Por isso, é importante agir o mais rápido possível.

Fonte: O que é Neuroplasticidade Cerebral Infantil? [AUTISMO] por Dr. Thiago Lopes Desenvolvimento Infantil |Autismo